“Em todo o mundo, existem diferentes padrões de biodiversidade que giram em torno da existência de ecossistemas

encontrados em recortes espaciais dentro de grandes regiões particulares que compartilham uma intensa relação. A unilateralidade dessas áreas se dá pela concentração de uma biodiversidade singular cuja adaptação é determinada pela influência das características físicas e biológicas naturais existentes nestas áreas, sendo elas o clima controlando a umidade, temperatura, regime pluviométrico, a litologia, o relevo e a sua localização.” No Brasil, condições físico-climáticas contribuíram para determinar a diversidade florística encontrada em nosso território.

A alternativa CORRETA, na qual o bioma destacado está devidamente caracterizado, é:

Grupo de opções de resposta

No sertão nordestino, a seca prolongada e os solos arenosos, pobres em nutrientes e matéria orgânica, contribuem para a extinção da caatinga, uma vez que as raízes rasas de crescimento radial não conseguem atingir o lençol freático.

O cerrado é caracterizado por dois estratos vegetacionais, um arbustivo-arbóreo e outro herbáceo; já a rusticidade de sua flora contribui negativamente para a sua existência no território brasileiro.

Apesar do crescente desmatamento no território nacional para a ampliação de monoculturas voltadas à exportação, percebe-se que as áreas que compreendem a hileia amazônica permanecem preservadas.

A expansão do turismo agrário vem afetando negativamente a mata de araucária que, não suportando as baixas temperaturas de encostas e topos de planaltos, caminha rumo à redução de sua área de ocorrência.

Os mangues, no litoral brasileiro, sofrem com os constantes alagamentos de suas áreas e a deposição de material orgânico que, em decomposição, elimina o oxigênio do solo, inviabilizando o desenvolvimento de espécimes da flora e a presença de fauna marinha.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.