Formação histórica do estado de Tocantins [...] O extremo norte de Goiás foi desbravado por missionários

católicos chefiados por Frei Cristovão de Lisboa, que em 1625 percorreram a área do rio Tocantins, fundando ali uma Missão religiosa. Nos dois séculos que se seguiram, a corrente de migração vinda do norte e nordeste continuou a ocupar parte da região. Pelo sul, vieram os bandeirantes, chefiados por Bartolomeu Bueno, que percorreram toda a região que hoje corresponde aos Estados de Goiás e Tocantins, ao longo do século XVIII. Na região existiam duas culturas diferentes: de um lado, a dos sulistas, originários de São Paulo, e, do outro, os nortistas, de origem nordestina.

As dificuldades de acesso à região sul do Estado, por parte dos habitantes do norte, os levaram a estabelecer vínculos comerciais mais fortes com os Estados do Maranhão e Pará, sedimentando cada vez mais as diferenças e criando o anseio separatista. Em setembro de 1821, houve um movimento que proclamou em Cavalcante, e posteriormente em Natividade, um governo autônomo da região norte do Estado. Cinquenta e dois anos depois foi proposta a criação da Província de Boa Vista do Tocantins, projeto não aceito pela maioria dos parlamentares do Império. [...]

[...] Em 1972, foi apresentada pelo Presidente da Comissão da Amazônia, da Câmara dos Deputados, o Projeto de Redivisão da Amazônia Legal, do qual constava a criação do Estado de Tocantins, aprovada em 27 de julho de 1988, pela Comissão de Sistematização e pelo Plenário da Assembleia Nacional Constituinte. [...]

O ESTADO de Tocantins. Revista Textos do Brasil, n. 3. Brasília: Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2016.

A criação do estado do Tocantins constitui a última alteração regional do Brasil. Sobre esse assunto, assinale as alternativas corretas, de acordo com o texto e os conteúdos estudados no livro didático.

A
A criação do estado de Tocantins, em 1988, alterou a composição regional brasileira, pois esse território deixou de fazer parte da Região Centro-Oeste e passou a integrar a Região Norte.

B
Para determinar que Tocantins fizesse parte da Região Norte e não da Região Centro-Oeste, foram levados em consideração somente critérios físicos e naturais.

C
Havia muitas diferenças entre o norte e o sul de Goiás, as quais culminaram na divisão desse estado e na criação de Tocantins. Isso mostra que, ao se considerar uma proposta de regionalização, também se devem levar em conta as particularidades existentes entre os lugares.

D
A colonização de Goiás foi realizada por migrantes nortistas e nordestinos, o que resultou em uma homogeneidade cultural nesse estado.

E
A história da criação de Tocantins mostra que as dificuldades de acesso ao sul de Goiás aumentaram os vínculos com estados do Norte e do Nordeste. Isso foi levado em consideração ao se determinar que, com a divisão de Goiás, Tocantins fizesse parte da Região Norte e não da Centro-Oeste.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.