É importante que um país receba investimento estrangeiro? Por favor preciso dessa resposta o mais rápido

possivel.

1 Resposta

  • Aryanemendes

    resposta: O investimento estrangeiro direto se dá quando o investidor detém 10% ou mais das ações ordinárias ou do direito a voto em uma empresa. Porcentagens inferiores a 10% são consideradas como investimento em carteira.

    A lógica é a seguinte: quando o investimento estrangeiro resulta de uma decisão de longo prazo, com participação de, no mínimo, 10% no poder de decisão da companhia, o investimento é direto; em outros casos, é em carteira.

    Investimento estrangeiro direto  

    O investimento estrangeiro direto (IED) é subdividido em duas categorias: participação no capital e empréstimos intercompanhias.

    A participação no capital se refere aos ingressos de recursos relacionados com a aquisição, a subscrição ou o aumento do capital social de empresas residentes no Brasil, por agentes estrangeiros.

    Já os empréstimos intercompanhias englobam os créditos concedidos pelas matrizes, sediadas no exterior, às suas subsidiárias ou filiais estabelecidas no país.

    Investimento estrangeiro em carteira

    O investimento estrangeiro em carteira (IEC) refere-se às aplicações estrangeiras em títulos brasileiros, na forma de ações ou títulos de renda fixa, negociados no país ou no exterior.

    Explicação:

    É importante ressaltar que, por possuir uma natureza de curto prazo, o IEC é bem menos resistente do que o investimento direto às crises financeiras, o que o torna mais volátil, ou seja, mais exposto à conjuntura de curto prazo.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.