O caso do continente africano é certamente muito emblemático: depois de séculos de exploração indireta,

as potências europeias passaram a ocupar efetivamente o território africano durante o século XIX. Leia com atenção as afirmativas a seguir, considerando a linha de raciocínio do enunciado e assinale a alternativa INCORRETA:

a.
Após longas negociações, a conferência de Berlim teve como resultado a partilha colonial da África.

b.
Realizada entre 1884 e 1885, a Conferência de Berlim teve como participantes principais a Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Portugal e Espanha. As potências imperialistas dividiram entre si os domínios de cada uma delas, desconsiderando as características históricas do continente.

c.
Esse tipo de abordagem orientou boa parte das estratégias de modernização e desenvolvimento econômico dos estados africanos.

d.
Havia aspirações expansionistas da Alemanha: como o país havia se unificado e se industrializado tardiamente, não tinha possessões coloniais no continente africano e reivindicava parte do território do continente para si.

e.
As disputas entre as potências europeias pela ocupação colonial da África levaram à realização de uma longa reunião diplomática para consolidar o domínio europeu no continente.

1 Resposta

  • Creusacosta

    c.

    Esse tipo de abordagem orientou boa parte das estratégias de modernização e desenvolvimento econômico dos estados africanos.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.