Ofies (financiamento estudantil) patrocinado pelo governo federal é um poderoso elemento para a educação

de nível superior. a repercussão do investimento em educação, como não era de espantar, impactou diretamente os números envolvendo a quantidade de jovens disponíveis no mercado de trabalho. observe como o autor de as contas não fecham: uma análise do mercado de trabalho avaliou a questão.

o itaú bba, instigado com esse fenômeno [do fies] fez um estudo no qual se analisou a importância do fies na dinâmica do mercado de trabalho no brasil. os resultados foram os esperados: o fies tem importância e é correlacionado negativamente com a participação dos jovens no mercado de trabalho. para quem tiver interesse, o estudo pode ser acessado nesse link do próprio itaú.

1

fonte: as contas não fecham: uma análise do mercado de trabalho. disponível em: . acesso em: 21 jun. 2015.

no texto citado, o autor está analisando um importante fenômeno causado pela emergência do fies:

escolha uma:
a. como jovens entre 18-24 anos que antes iriam diretamente do ensino médio para o mercado de trabalho estão naturalmente adiando sua entrada definitiva no mercado de trabalho em prol da continuidade dos estudos.
b. que o fies é insustentável do ponto de vista do mercado de trabalho. como a sociedade precisa dos jovens trabalhando cada vez mais cedo, o fies mais prejudica do que atrapalha.
c. que o investimento em educação por parte do governo federal era uma demanda muito reprimida e que agora está sendo atendida corretamente.
d. que a queda na taxa de participação dos jovens no mercado de trabalho é resultado da falta de iniciativa da nova geração que ingressa no primeiro emprego.
e. que o fies está prejudicando o mercado de trabalho.

1 Resposta

  • dailaneazevedo

     Como jovens entre 18-24 anos que antes iriam diretamente do Ensino Médio para o mercado de trabalho estão naturalmente adiando sua entrada definitiva no mercado de trabalho em prol da continuidade dos estudos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.