Quais os aspectos positivos e negativos relacionados ao cultivo de ogms ?

1 Resposta

  • Juhbs

    No que se refere aos aspectos positivos, podemos destacar o seguinte:

    → O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial, como por exemplo, o arroz geneticamente modificado que produz vitamina A. A falta desta vitamina é um problema grave nos países em vias de desenvolvimento, que têm uma dieta extremamente limitada, levando à morte e à cegueira.

    → É possível obter alimentos mais baratos. As técnicas de manipulação genética ajudam os agricultores a reduzir os prejuízos, pois podemos obter plantas resistentes a insectos, pragas, a herbicidas, a metais tóxicos do solo, a fungos, ao amadurecimento precoce, entre outros. Por exemplo, frutos que são macios podem ser endurecidos de modo a evitar que sejam danificados durante o seu transporte, como no caso do tomate, que é muito macio.

    Já em âmbito negativo, cientistas e estudiosos apontam o seguinte:

    → Do ponto de vista ecológico, por exemplo, podem ocorrer: eliminação de insetos e microrganismos do ecossistema, devido à exposição a substâncias tóxicas; a contaminação de culturas convencionais; a geração de ervas daninhas e insetos resistentes a herbicidas e inseticidas; contaminação genética da biodiversidade e contaminação dos solos e lençóis freáticos, dentre outros.

    → Também há o temor de que o cultivo e o consumo de transgênicos trariam riscos à saúde humana e animal, como o aparecimento de alergias, e não seria possível controlar uma dessas conseqüências negativas, uma vez que os transgênicos são formas vivas e podem sofrer mutações e se multiplicar no meio ambiente.

    Esperamos ter colaborado. Em caso de dúvidas ou necessidade de alguma informação complementar, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.espero ter ajudado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.