A Região Centro-Oeste possui uma área de 1.592.749 Km², o que corresponde a mais de 18% do território brasileiro. É formado pelos estados: Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e Goiás (GO). Nessa região encontra-se o Distrito Federal que, é a sede do governo da República Federativa do Brasil. Nele está localizado a cidade de Brasília, capital do nosso país. A região Centro-Oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Ela faz fronteira também com dois países da América do Sul: Bolívia e Paraguai. A Região Centro-Oeste é a única região barsileira que não é banhada pelo mar, sendo este um fator que atrasou o seu povoamento, pois a região fica no coração da América do Sul.
O relevo da região é de altitudes suaves, destacando-se o Planalto Central, a Planície do Pantanal e o Planalto Meridional. Ela é atravessada pelo rio Paraguai e é uma planície que fica alagada durante as cheias (de setembro a abril), quando forma enormes lagos. O clima predominante na região é o tropical, continental ou semi-úmido. Na Região Centro-Oeste existe uma vegetação variada, embora a vegetação característica seja o CERRADO. O Cerrado é a segunda paisagem vegetal do Brasil. É uma consequência dos solos sedementares permeáveis e é formada por campos naturais úteis para a criação de gado.
dailaneazevedo
A Região Centro-Oeste possui uma área de 1.592.749 Km², o que corresponde a mais de 18% do território brasileiro. É formado pelos estados: Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e Goiás (GO). Nessa região encontra-se o Distrito Federal que, é a sede do governo da República Federativa do Brasil. Nele está localizado a cidade de Brasília, capital do nosso país.
A região Centro-Oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Ela faz fronteira também com dois países da América do Sul: Bolívia e Paraguai.
A Região Centro-Oeste é a única região barsileira que não é banhada pelo mar, sendo este um fator que atrasou o seu povoamento, pois a região fica no coração da América do Sul.
O relevo da região é de altitudes suaves, destacando-se o Planalto Central, a Planície do Pantanal e o Planalto Meridional.
Ela é atravessada pelo rio Paraguai e é uma planície que fica alagada durante as cheias (de setembro a abril), quando forma enormes lagos. O clima predominante na região é o tropical, continental ou semi-úmido.
Na Região Centro-Oeste existe uma vegetação variada, embora a vegetação característica seja o CERRADO. O Cerrado é a segunda paisagem vegetal do Brasil. É uma consequência dos solos sedementares permeáveis e é formada por campos naturais úteis para a criação de gado.