Os habitantes da Região Sudeste dedicam-se a várias atividades econômicas. Todas elas estão bastante desenvolvidas. A agricultura é praticada em todos os Estados da região. Para cultivar a terra, plantar e colher, utilizam-se técnicas modernas e é comum o uso de máquinas. Os principais produtos cultivados são: café, cana-de-açúcar, soja, milho, frutas, verduras e algodão. A pecuária já conta com cuidados especiais, como vacinação, assistência de médicos (veterinários), ordenha mecânica entre outros. Destaca-se pelos rebanhos de bovinos, suínos e ovinos, além da criação de coelhos. Minas Gerais é o maior produtor de bovinos e é responsável pela criação de mais da metade do gado suíno da região. A avicultura é praticada em todos os Estados da região principalmente em São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo é o maior criador de codornas do país. Extrativismo dividem-se em: Vegetação: apesar da grande devastação da floresta, há extração de madeiras junto à floresta tropical ao norte do Espírito Santo e exploração do cerrado para se obter lenha, em Minas Gerais. Animal: destacam-se a pesca e a criação de casulo de seda (sericultura), praticada em São Paulo e Rio de Janeiro. Mineral: o estado mais rico em recursos minerais é Minas Gerais. Ai estão as maiores jazidas manganês, ferro, ouro e pedras preciosas. No litoral do Rio de Janeiro é feita a extração do sal marinho. O petróleo é explorado no estado do Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O Sudeste é a região mais industrializada do Brasil, as principais indústrias estão ai localizadas. A indústria de transformação é a principal atividade econômica da Região Sudeste, sendo São Paulo o maior parque industrial da América do Sul. As principais indústrias são as Companhias Siderúrgicas em São Paulo (Cosipa), em Minas Gerais (Usiminas) e Itabira (Asecita) entre outras. Nessa Região estão instalados outros tipos de indústrias: automobilística, naval, petroquímica, têxtil, alimentícia e de aparelhos elétricos. O comércio também é intenso. Os produtos da Região Sudeste são vendidos para outros estados do Brasil e para outros países. Para transportar esses produtos e para levar as pessoas de um lugar a outro, a região possui uma rede de transportes bem aparelhada.
tay5876
Os habitantes da Região Sudeste dedicam-se a várias atividades econômicas. Todas elas estão bastante desenvolvidas. A agricultura é praticada em todos os Estados da região. Para cultivar a terra, plantar e colher, utilizam-se técnicas modernas e é comum o uso de máquinas. Os principais produtos cultivados são: café, cana-de-açúcar, soja, milho, frutas, verduras e algodão.
A pecuária já conta com cuidados especiais, como vacinação, assistência de médicos (veterinários), ordenha mecânica entre outros.
Destaca-se pelos rebanhos de bovinos, suínos e ovinos, além da criação de coelhos. Minas Gerais é o maior produtor de bovinos e é responsável pela criação de mais da metade do gado suíno da região.
A avicultura é praticada em todos os Estados da região principalmente em São Paulo e Minas Gerais.
O Estado de São Paulo é o maior criador de codornas do país.
Extrativismo dividem-se em:
Vegetação: apesar da grande devastação da floresta, há extração de madeiras junto à floresta tropical ao norte do Espírito Santo e exploração do cerrado para se obter lenha, em Minas Gerais.
Animal: destacam-se a pesca e a criação de casulo de seda (sericultura), praticada em São Paulo e Rio de Janeiro.
Mineral: o estado mais rico em recursos minerais é Minas Gerais. Ai estão as maiores jazidas manganês, ferro, ouro e pedras preciosas.
No litoral do Rio de Janeiro é feita a extração do sal marinho.
O petróleo é explorado no estado do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O Sudeste é a região mais industrializada do Brasil, as principais indústrias estão ai localizadas.
A indústria de transformação é a principal atividade econômica da Região Sudeste, sendo São Paulo o maior parque industrial da América do Sul. As principais indústrias são as Companhias Siderúrgicas em São Paulo (Cosipa), em Minas Gerais (Usiminas) e Itabira (Asecita) entre outras. Nessa Região estão instalados outros tipos de indústrias: automobilística, naval, petroquímica, têxtil, alimentícia e de aparelhos elétricos. O comércio também é intenso. Os produtos da Região Sudeste são vendidos para outros estados do Brasil e para outros países. Para transportar esses produtos e para levar as pessoas de um lugar a outro, a região possui uma rede de transportes bem aparelhada.