Há três principais de limites entre as placas: convergentes, divergentes e transformantes. Limite convergente,são zonas de subducção, onde as placas se encontram e colidem. Uma delas mergulha por debaixo da outra (sempre a mais densa) e regressa à astenosfera. Existem três tipos de convergencia: convergência crosta oceânica-crosta continental,convergência crosta oceânica-crosta oceânica e convergência crosta continental-crosta continental. Limites divergentes:Também chamados cristas em expansão ou margens construtivas, porque nesses limites está sendo criada nova crosta oceânica a partir de magma vindo do manto, que causa o afastamento das placas tectonica. São exemplos de formações de limites divergentes as cordilheiras submarinas meso-oceânicas.
Gustastrada
Há três principais de limites entre as placas: convergentes, divergentes e transformantes.
Limite convergente,são zonas de subducção, onde as placas se encontram e colidem. Uma delas mergulha por debaixo da outra (sempre a mais densa) e regressa à astenosfera. Existem três tipos de convergencia: convergência crosta oceânica-crosta continental,convergência crosta oceânica-crosta oceânica e convergência crosta continental-crosta continental.
Limites divergentes:Também chamados cristas em expansão ou margens construtivas, porque nesses limites está sendo criada nova crosta oceânica a partir de magma vindo do manto, que causa o afastamento das placas tectonica. São exemplos de formações de limites divergentes as cordilheiras submarinas meso-oceânicas.