A América do Norte e a América do sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo.
Montanhas Rochosas
As montanhas rochosas se subdividem em três:
Cadeia da Costa, que acompanha o litoral do Pacifico, desde o Alasca até o México. É nessa cadeia que se encontra o ponto culminante do relevo da América do Norte, o monte Mackinley em Alasca, com 6 187 m de altitude. Serra Nevada, localizada nos EUA, entre a cadeia da Costa e os planaltos de grandes altitudes. O prolongamento da serra Nevada em direção norte, penetrando no Canadá, recebe o nome serra das Cascatas. Montanhas Rochosas, propriamente ditas, cadeia montanhosa que se localiza mais no interior da América do Norte, estendendo-se do Alasca ao México.
Planaltos e Planícies
PLANALTO Entre as serras Madre Ocidental (próxima ao Atlântico) e Madre Ocidental (próxima ao Pacífico) estão localizadas os planaltos elevados do México. No norte do país encontra-se o planalto Chihuahua e, no sul, o planalto Anuahac, onde foi fundada a cidade do México. Na América Central situam-se planaltos elevados, localizados entre as planícies costeiras do Atlântico e as montanhas do oeste.
Cordilheira dos Andes
A cordilheira dos Andes, que fica da Venezuela até o extremo sul do Chile, possui aproximadamente 7 500 km de extensão e 300 km de largura. Em alguns trechos, os Andes são formados por duas ou três cadeias paralelas, entre as quais surgem vastos planaltos elevados danominados de altiplanos, como os da Bolívia, Peru e Chile.
Porção Oriental
A parte leste do continente americano é composta por cadeias de montanhas e extensos planaltos. A cadeia montanhosa, que não ultrapassam de 2000 m de altitude, são os montes Apalaches, nos EUA. Entre os planaltos, na América do Norte, destaca-se o Planalto Canadense, que tem a forma de uma grande ferradura voltada para a baía de Hudson. Na América do Sul, os mais importantes são os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Nessas formações mais antigas tem muitos recusos minerais, encontra-se ferro e o manganês que são muito explorados no Canadá, EUA e Brasil.
PLANÍCIE A porção central da América do Norte e da América do Sul é formada por extensas planícies, em geral atravessadas por grandes rios.
Na América do Norte são encontradas:
Planície do rio São Lorenço, que acompanha o vale desse rio, corresponde à área mais povoada do Canadá e possui grande extensão economica. Pradarias, próximas aos Grandes samente cultivada, onde sobressai a cultura do trigo. Planície Central dos EUA, Atravessada por diversos rios, onde também se desenvolve intensa atividade agrícola, destacando-se o trigo, o milho e o algodão. É a região menos povoada.
alice4349
Relevo e Hidrografia da América
A América do Norte e a América do sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo.
Montanhas Rochosas
As montanhas rochosas se subdividem em três:
Cadeia da Costa, que acompanha o litoral do Pacifico, desde o Alasca até o México. É nessa cadeia que se encontra o ponto culminante do relevo da América do Norte, o monte Mackinley em Alasca, com 6 187 m de altitude.
Serra Nevada, localizada nos EUA, entre a cadeia da Costa e os planaltos de grandes altitudes. O prolongamento da serra Nevada em direção norte, penetrando no Canadá, recebe o nome serra das Cascatas.
Montanhas Rochosas, propriamente ditas, cadeia montanhosa que se localiza mais no interior da América do Norte, estendendo-se do Alasca ao México.
Planaltos e Planícies
PLANALTO
Entre as serras Madre Ocidental (próxima ao Atlântico) e Madre Ocidental (próxima ao Pacífico) estão localizadas os planaltos elevados do México. No norte do país encontra-se o planalto Chihuahua e, no sul, o planalto Anuahac, onde foi fundada a cidade do México. Na América Central situam-se planaltos elevados, localizados entre as planícies costeiras do Atlântico e as montanhas do oeste.
Cordilheira dos Andes
A cordilheira dos Andes, que fica da Venezuela até o extremo sul do Chile, possui aproximadamente 7 500 km de extensão e 300 km de largura.
Em alguns trechos, os Andes são formados por duas ou três cadeias paralelas, entre as quais surgem vastos planaltos elevados danominados de altiplanos, como os da Bolívia, Peru e Chile.
Porção Oriental
A parte leste do continente americano é composta por cadeias de montanhas e extensos planaltos. A cadeia montanhosa, que não ultrapassam de 2000 m de altitude, são os montes Apalaches, nos EUA.
Entre os planaltos, na América do Norte, destaca-se o Planalto Canadense, que tem a forma de uma grande ferradura voltada para a baía de Hudson. Na América do Sul, os mais importantes são os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste.
Nessas formações mais antigas tem muitos recusos minerais, encontra-se ferro e o manganês que são muito explorados no Canadá, EUA e Brasil.
PLANÍCIE
A porção central da América do Norte e da América do Sul é formada por extensas planícies, em geral atravessadas por grandes rios.
Na América do Norte são encontradas:
Planície do rio São Lorenço, que acompanha o vale desse rio, corresponde à área mais povoada do Canadá e possui grande extensão economica.
Pradarias, próximas aos Grandes samente cultivada, onde sobressai a cultura do trigo.
Planície Central dos EUA, Atravessada por diversos rios, onde também se desenvolve intensa atividade agrícola, destacando-se o trigo, o milho e o algodão. É a região menos povoada.