Resumo do resumo historia da regiao sul me ajuda e para hj​

Resumo do resumo historia da regiao sul
me ajuda e para hj​

1 Resposta

  • Tay

    História da Região Sul

    Os povos indígenas como os carijós, os guaranis e os kaingangs foram os primeiros habitantes do sul. Durante a colonização do Brasil, a região estava fora do domínio de Portugal, porém outras regiões como o Nordeste e o Sudeste já haviam sido ocupados durante o século XVI e XVII. O povoamento do sul começou principalmente nos séculos XIX e XX.

    No século XVI, padres espanhóis que faziam parte da Companhia de Jesus chegaram com o objetivo de catequizar os índios e também dominar a terra. Eles foram os responsáveis pela criação de aldeias conhecidas por missões. Os indígenas que lá habitavam, criavam gados, aprendiam ofícios e praticavam a agricultura. Com a chegada dos bandeirantes, que atacavam esses locais e aprisionavam indígenas, esses moradores tiveram que fugir, deixando seus campos e gados. Além disso, doenças e epidemias contribuíram significativamente para redução das populações indígenas.

    Portugal também desejava estender os domínios até o rio da Prata (Uruguai), e por isso, criou a Colônia do Sacramento, em 1680. Esse fato, rendeu grandes conflitos entre eles e a Espanha (já que eles detinham a região). Foram criados também fortes militares no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nos arredores surgiram pequenos povoados. Durante muito tempo, Portugal e Espanha travaram batalhas pelas terras do sul, que só foram solucionadas com a criação do Tratado de Madrid, de 1750.

    Ainda no século XVI, paulistas chegaram para ocupar as áreas de campos e fundaram as mais antigas vilas. Além disso, houve um interesse grande pelo comércio do gado e com a chegada dos tropeiros ocorreu a comercialização de animais (mulas, cavalos e gados), além de outros produtos, do sul para o sudeste, bem como surgimento de povoados.

    No século XVIII, o governo português procurou colonizar toda a área do litoral, assim chegaram à região os colonos açorianos que residiram em colônias agrícolas, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas como essas populações não estavam acostumadas ao cultivo (ainda mais devido a dificuldade de plantar no solo arenoso), logo se limitaram a plantar por subsistência e investiram na atividade de pesca. Por isso, em Florianópolis é forte a presença deles.

    No século XIX, Portugal doava terras para os militares, a fim de garantir o seu domínio ao sul do Brasil; e com isso, foi na Campanha Gaúcha, que ocorreu a criação dos latifúndios, transformados mais tarde em propriedades pastoris. Essa área foi de grande importância, já que tratava dos rebanhos, sendo essencial para a exportação de carne de charque para alimentar as regiões das minas (atual Minas Gerais) e o Rio de Janeiro.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.