Sobre a questão da mão de obra no Brasil do século XIX, considere as afirmativas: I. As primeiras experiências

com mão de obra imigrante foram problemáticas, pois o acesso à propriedade de terra, mesmo pequena, era muito restrito. Os imigrantes já chegavam ao Brasil endividados pelos custos da viagem, paga pelos proprietários rurais, e estes tratavam os trabalhadores estrangeiros livres como se fossem escravos.

II. O fim da escravidão no Brasil foi um longo processo de acomodação das tensões entre o Governo imperial e os proprietários de escravos. Leis de liberação gradativa que foram aprovadas, somente eram cumpridas aquelas que não oneravam os senhores de escravos, como a lei dos sexagenários.

III. O planejamento elaborado pelo Governo Imperial para a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre, com o livre acesso à propriedade da terra e à educação para os ex-escravos e seus descendentes, foi o responsável, nas décadas seguintes, pela melhoria nos níveis de vida da população de origem africana no país.

IV. Diferentemente da imigração européia em São Paulo, direcionada prioritariamente para suprir de braços a lavoura cafeeira, a imigração de alemães e italianos no sul do Brasil deu-se através da colonização, em regime de pequena propriedade.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:
a. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
c. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
d. Somente as afirmativas II e III são corretas.
e. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

RESPONDER

Carlosmucuripbdm está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.