"A revista e o movimento fundados por Bloch e Febvre, na França, em 1929, tornaram-se a manifestação mais efetiva e duradoura contra uma historiograf

ia factualista [...] propunham uma história-problema, viabilizada pela abertura da disciplina às temáticas e métodos das demais ciências humanas, num constante processo de alargamento de objetos e aperfeiçoamento metodológico" (CASTRO, H. História social. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 46).

Considerando as reflexões apresentadas no trecho citado, bem como seus conhecimentos sobre o desenvolvimento contemporâneo das noções sobre fontes históricas, avalie as afirmativas a seguir:


Para os fundadores da escola dos Annales, a ideia de fonte histórica deveria ser ampliada, em relação ao modelo da Escola Metódica, de forma a englobar as diferentes manifestações da ação humana como textos, imagens, músicas, objetos da cultura material, testemunhos dentre outras.


Porque


Para a escola Metódica francesa do século do XIX, os fatos eram dados objetivos que poderiam ser extraídos das fontes históricas, principalmente textos produzidos por instituições como o Estado ou a Igreja.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

RESPONDER

Carol Marques está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.