1) Considerando que, a paisagem não são apenas os volumes, mas incluem todos os sentidos, como sons, cores e cheiros, passa a ser necessário en

1)
Considerando que, a paisagem não são apenas os volumes, mas incluem todos os sentidos, como sons, cores e cheiros, passa a ser necessário entender o conceito de espaços, principalmente o espaço livre, que é considerado como o objeto de trabalho do arquiteto paisagista.



Observe a figura a seguir, que trata sobre os diversos espaços e faça a associação dos termos contidos na Coluna A com seus respectivos conceitos na Coluna B.



Todos os espços



TERMOS

CONCEITOS

(I) Espaços livres

(1) Todo espaço estruturado totalmente ou em sua maioria por vegetação, podendo apresentar áreas de pisos impermeáveis.

(II) Espaços edificados

(2) Todo e qualquer área que contenha vegetação situada em solo permeável.

(III) Espaços verdes

(3) Todo aquele não ocupado por um volume edificado ao redor das edificações e que as pessoas tem acesso, com ou sem vegetação.

(IV) Área verde

(4) Espaço onde há edificações, sejam de pequeno ou grande porte, como residências, prédios e escolas, composto ou não por vegetação.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Alternativas:

a)
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.

b)
I - 4; II - 1; III - 3; IV - 2.

c)
I - 3; II - 4; III - 2; IV - 1.

d)
I - 3; II - 2; III - 1; IV - 4.

e)
I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.

2)
“As principais funções dos Espaços Livres Urbanos são ecológicas, estéticas e sociais. Ecológica é a função principal da floresta bem como a recuperação de ambientes degradados pela industrialização. A fauna da cidade, como as aves, por exemplo, geralmente dependem da arborização para abrigo e alimentação. A estética é a harmonização dos diferentes estilos arquitetônicos existentes nas cidades. A função social é a democratização dos espaços públicos destinados ao lazer e recreação. Além disso, as árvores fazem parte do cotidiano das pessoas, gerando um vínculo delas com a natureza” (SCANAVACA JUNIOR, 2012).

Além das funções citadas no texto, os espaços livres também podem ser classificados de diversas forma, sendo correto o que se afirma:

Alternativas:

a)
Os parques públicos são área destinadas a circulação de pessoas, onde há grandes espaços verdes, pista de caminhada, brinquedos e locais de descanso, sendo considerados espaços com função de cidadania e responsabilidade social.

b)
Às margens de rios e lagos, a vegetação tem como função a diminuição da erosão, assim como proporciona habitat natural para a fauna local, sendo classificados espaços da natureza.

c)
Os quintais de residências, jardins de conjuntos residenciais horizontais ou verticais, clubes e mesmo em centro corporativos, academias e shopping centers, não podem ser considerados espaços livres, por serem do setor privado.

d)
Ruas largas, avenidas, calçadas e alamedas são ótimos locais para o cultivo de plantas, sejam como áreas ou espaços verdes, e estes configuram espaços livres públicos de grande circulação de pessoas.

e)
Em edifícios escolares, hospitais ou órgãos públicos todos os espaços livres públicos são de acesso público, por se tratarem de locais com vegetação, que promovem uma melhor qualidade de vida.

3)
O Projeto de paisagismo tem como finalidade representar o tratamento paisagístico de um espaço tal como foi imaginado pelo projetista e de dar instruções para implantar e manter esse local. Nessa criação estão envolvidos princípios artísticos como harmonia, unidade, equilíbrio, além de todo o conhecimento sobre plantas ornamentais, elemento fundamental para essa criação (ETAPAS, 2018).
No que diz respeito a regulamentação e o campo de atuação do responsável técnico do projeto de paisagismo, é correto afirmar que:



I. A concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, públicos ou privados, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, é um campo de atuação do arquiteto paisagista.
II. A Resolução n° 51, de 12 de julho de 2013 dispõe sobre as áreas de atuação privativas dos arquitetos e urbanistas.
III. O paisagismo é uma função exercida exclusivamente por arquitetos e urbanista, por se tratar de uma atividade na qual se desenham, executam e fazem a manutenção de jardins.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Apenas a afirmativa I está correta.

b)
Apenas a afirmativa II está correta.

c)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.

RESPONDER

Juliagebrim está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.