1)"Estavam ausentes do regime brasileiro elementos centrais

definidores do totalitarismo. (...) Nas condições do país, Vargas podia prescindir de tais instrumentos, que limitariam sua margem de manobra e de mediação".
Durante o contexto histórico do ‘Estado Novo’, deve-se considerar, em um esforço analítico, as relações diplomáticas e políticas que engendraram um processo de desenvolvimento econômico e social com participação ativa do capital internacional.
A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A política de ‘barganha diplomática’ estabelecida por Vargas, especialmente no contexto do ‘Estado Novo’, viabilizou investimentos norteamericanos em infraestrutura e na criação de indústrias pesadas, ainda que houvesse simpatia de lideranças políticas brasileiras aos regimes europeus de exceção. Alternativa assinalada

2)Embora Getúlio aludisse à necessidade de dissolver todos os partidos para a constituição de um partido único logo após a implantação da ditadura, nunca levou a ideia a sério, e ela serviu como uma cortina de fumaça para despistar os integralistas. Quanto às mobilizações de massa, elas só surgiram nos últimos anos do regime, quando se tornaram um recurso de sua sustentação. Se se quiser definir o Estado Novo numa fórmula sintética, pode-se dizer que ele foi, a um tempo, autoritário e modernizador.
A dinâmica política e social do ‘Estado Novo’, entre 1937 e 1945, esteve marcada por importantes rupturas com a ordem social vigente na nação brasileira e que vinham em um processo de transformação desde a Revolução de 1930.
De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas:
d)
a implementação da indústria petroquímica motivou debates em torno da participação do capital estrangeiro; nesta linha, setores nacionalistas defendiam a exploração do petróleo por indústrias exclusivamente brasileiras.
Alternativa assinalada
3)
Vargas é o construtor do moderno Estado brasileiro. Além de ser o líder da transformação de uma economia agrário-exportadora voltada para fora em outra industrializada e voltada para dentro, ele criou instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do país. A Consolidação das Leis do Trabalho ainda é o arcabouço geral de regulação das relações de trabalho; sem mencionar o salário mínimo; a ampliação do crédito agrícola via programas do governo federal e de carteiras do Banco do Brasil.
O projeto político de Getúlio Vargas no contexto do ‘Estado Novo’ repactuou diferentes aspectos da vida política e social da nação brasileira, consolidando um novo modelo de gestão lastreado em diferentes concepções teóricas e ideológicas.

Sobre este período da história política brasileira no século XX, é correto afirmar que

Alternativas:

a)
a presença de agentes do governo Vargas no ‘Plano Cohen’ é indicativa de um processo deliberado de criação de um clima de instabilidade social e institucional que culminou no golpe do ‘Estado Novo’, em 1937.
Alternativa assinalada
4)
[Getúlio Vargas] foi escolhido como o "maior brasileiro de todos os tempos" numa pesquisa organizada, em 2007, pelo jornal Folha de S.Paulo. O matutino paulista convidou 200 personalidades brasileiras entre intelectuais, políticos, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares para escolherem e justificarem qual seria, o "Maior brasileiro(a) de Todos os Tempos". Na enquete, 70 nomes foram indicados, com Vargas recebendo 16 votos e vencendo, por apenas um voto, outro presidente, Juscelino Kubitschek. (...) mais de meio século após sua morte, Getúlio continua presente no imaginário dos brasileiros.
Alternativas:
d)
I e II, apenas.
Alternativa assinalada

RESPONDER

G Douglasmendes está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.