10. questão de múltipla escolha. leia com atenção e assinale as alternativas cujas afirmativas sejam

verdadeiras. peso: 1.0
a) ( ) as indulgências constituíam-se, na realidade, num perdão relativo às penas impostas por deus no dia do juízo, sendo este o centro da doutrina da graça e misericórdia divinas, ensinadas até hoje pela igreja católica e demais igrejas cristãs, especialmente as luteranas.
b) ( ) a grande descoberta teológica de lutero foi a de que o ser humano é salvo unicamente pela fé em cristo e nas promessas e realizações divinas, sem qualquer merecimento humano. as boas obras se tornam, então, consequência da fé e fruto da gratidão pela salvação oferecida por deus.
c) ( ) a veneração às relíquias sagradas, a realização de penitências severas, bem como a compra das indulgências eram indispensáveis, segundo o posicionamento dos reformadores protestantes lutero e calvino, para auxiliar o ser humano a libertar suas almas pecadoras do purgatório, local em que todos os cristãos precisariam passar antes de entrar no paraíso.
d) ( ) a ausência de lutero à frente do movimento da reforma, em função do seu sequestro de dez meses, gerou um momento de grande intranquilidade, em que lideranças mais radicais conduziram de forma desordenada e imprudente as reformas religiosas, políticas e sociais na alemanha.
e) ( ) lutero aliou-se ao papado na venda das indulgências, especialmente aquela cujo destino financiava a construção da basílica de são pedro, em roma, grande sonho religioso do reformador, pois representava, simbolicamente, o centro disseminador da fé cristã e a presença viva de jesus na nova jerusalém, título que roma recebeu do reformador.

1 Resposta

  • Alice

    Alternativas a e b. lutero era contra a venda de indulgencias promovida pela igreja catolica, por isso em sua reforma a salvação vinha pela fé.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.