“Assustados com a ousadia soviética em influenciar um país tão próximo do seu território, os Estados

Unidos decidiu romper as relações diplomáticas com Cuba, em 1961. Em abril desse mesmo ano, uma força militar composta por soldados estadunidenses e contrarrevolucionários cubanos desembarcou na Baía dos Porcos, no intuito de ocupar a Ilha e depor Fidel Castro. Os Estados Unidos afirmava que a União Soviética estava instalando, em Cuba, mísseis voltados para o solo estadunidense. A ingerência americana não foi bem sucedida a ponto de a população local apoiar o seu governo. Esse fracasso coroou na Revolução Cubana e consolidou o prestígio de Fidel Castro como governante de Cuba (...). Desafiando ainda mais os estadunidenses, o governo de Havana promoveu uma ampla nacionalização da economia e concretizou a reforma agrária. Em 1962, Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA) e os Estados Unidos decretaram o bloqueio econômico ao governo de Fidel. Após esses acontecimentos, Cuba declarou-se socialista e aliada dos soviéticos, aos poucos, a conjuntura da América Latina começava a mudar.” IPÓLITO, Verônica Karina. História da América. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 189.

Considerando as informações apresentadas no excerto de texto avalie as afirmativas propostas com (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) O bloqueio (ou embargo) imposto pelo governo estadunidense a Cuba, desde 1962, impede a maior parte das trocas comerciais entre os Estados Unidos e a ilha.
( ) A situação do bloqueio (ou embargo) impediu trocas comerciais mais amplas: pelo embargo, por exemplo, é proibido que empresas de outros países exportem, para os Estados Unidos, produtos que contenham matéria ­prima cubana.
( ) Raúl Castro, após assumir o governo de Cuba, começou a acenar com pequenas mudanças ao diminuir algumas das restrições estabelecidas pelo Estado cubano no setor econômico. Surgiram, por exemplo, as primeiras pequenas empresas privadas no país desde a Revolução (a maioria no setor do turismo).
( ) A vitória da Revolução Cubana evidenciou a fragilidade das políticas estadunidenses. Por esse motivo, o governo de Washington implantou o plano de ajuda aos países latino-americanos, com o objetivo de barrar o avanço de revoluções de cunho socialista no continente por meio de concessão financeira aos países adeptos da política anticomunista.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.

Alternativa 2:
F, V, F, V.

Alternativa 3:
V, F, V, V.

Alternativa 4:
F, F, F, F.

Alternativa 5:
V, V, V, V.

RESPONDER

dailaneazevedo está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.