Corvéia: o trabalho gratuito Era obrigação do servo trabalhar gratuitamente alguns dias por semana nas terras exclusivas do senhor feudal. O trabalho obrigatório e gratuito do servo podia ser realizado em diversos serviços: agricultura, construção de estradas, edificação de fortificações etc. Retribuições: os impostos Compreendiam as obrigações servis que podiam ser pagas em dinheiro ou em bens. Entre as retribuições podemos citar: Capitação - imposto pessoal dos servos, pago por cabeça. Talha - obrigação de entregar parte da produção agrícola ao senhor. Banalidades - pagamento que o servo devia ao senhor pela utilização de equipamentos e instalações do feudo. Por exemplo, ao utilizar o celeiro para guardar o trigo ou o forno para fazer o pão, o servo devia pagar o uso dessas instalações com a décima parte (dízimo) de sua produção. Prestação: o dever da hospitalidade. Consistia na obrigação do servo de hospedar o senhor quando este viajasse pelos seus domínios territoriais. O dever de hospitalidade incluía moradia e alimentação durante o tempo de viagem do senhor. "A vida do servo feudal não era nada invejável. Nas estações de plantio e colheita, ele trabalhava do nascer do dia ao pôr-do-sol.
isadoradp25
Corvéia: o trabalho gratuito Era obrigação do servo trabalhar gratuitamente alguns dias por semana nas terras exclusivas do senhor feudal. O trabalho obrigatório e gratuito do servo podia ser realizado em diversos serviços: agricultura, construção de estradas, edificação de fortificações etc.
Retribuições: os impostos Compreendiam as obrigações servis que podiam ser pagas em dinheiro ou em bens. Entre as retribuições podemos citar: Capitação - imposto pessoal dos servos, pago por cabeça.
Talha - obrigação de entregar parte da produção agrícola ao senhor.
Banalidades - pagamento que o servo devia ao senhor pela utilização de equipamentos e instalações do feudo. Por exemplo, ao utilizar o celeiro para guardar o trigo ou o forno para fazer o pão, o servo devia pagar o uso dessas instalações com a décima parte (dízimo) de sua produção.
Prestação: o dever da hospitalidade. Consistia na obrigação do servo de hospedar o senhor quando este viajasse pelos seus domínios territoriais. O dever de hospitalidade incluía moradia e alimentação durante o tempo de viagem do senhor. "A vida do servo feudal não era nada invejável. Nas estações de plantio e colheita, ele trabalhava do nascer do dia ao pôr-do-sol.