No Paleolítico (Período da Pedra Lascada) o homem morava em cavernas que eram frequentemente disputadas com os animais. Era nômade, quando a comida acabava tinha que se deslocar com o grupo para outro local; caçava animais, pescava e coletava frutos e raízes. Possuía ferramentas e instrumentos confeccionados de pedras e ossos, uso da pedra lascada como instrumento de trabalho. Usando sua capacidade racional o homem fabricava suas primeiras ferramentas. Faziam pinturas rupestres nas paredes das cavernas, usando sangue de animais. Neste mesmo período surgem os primeiros Homo sapiens acompanhados da evolução cultural. No Mesolítico o domínio do fogo foi a maior descoberta, com ele o homem podia cozinhar a carne e outros alimentos, espantar os animais selvagens e iluminar a noite e sua moradia. Também se destacam o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Com isso, o homem conseguiu diminuir sua dependência em relação à natureza se tornando sedentário. A divisão do trabalho por sexo nas comunidades, o homem era o responsável pela proteção e busca de comida e a mulher criava os filhos e cuidava do lar. Surgia aqui a “dona-de-casa”. No Neolítico (Período da Pedra Polida) o homem estava sedentário e estável devido a agricultura e a criação de animais. Com isso, teve início o desenvolvimento da metalurgia. Criação de objetos de metal, lanças, machados, fazendo com que os homens pudessem caçar mais e assim ter excedente para armazenar para os períodos de necessidade. Como conseqüência deste excedente, as comunidades cresceram e criaram-se novas comunidades. O homem aprendeu a polir a pedra e com isso produzir ferramentas mais eficientes. A invenção da cerâmica também foi muito útil, pois através dela o homem podia armazenar e cozinhar os alimentos.
ruiva2673
No Paleolítico (Período da Pedra Lascada) o homem morava em cavernas que eram frequentemente disputadas com os animais. Era nômade, quando a comida acabava tinha que se deslocar com o grupo para outro local; caçava animais, pescava e coletava frutos e raízes. Possuía ferramentas e instrumentos confeccionados de pedras e ossos, uso da pedra lascada como instrumento de trabalho. Usando sua capacidade racional o homem fabricava suas primeiras ferramentas. Faziam pinturas rupestres nas paredes das cavernas, usando sangue de animais. Neste mesmo período surgem os primeiros Homo sapiens acompanhados da evolução cultural.
No Mesolítico o domínio do fogo foi a maior descoberta, com ele o homem podia cozinhar a carne e outros alimentos, espantar os animais selvagens e iluminar a noite e sua moradia. Também se destacam o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Com isso, o homem conseguiu diminuir sua dependência em relação à natureza se tornando sedentário. A divisão do trabalho por sexo nas comunidades, o homem era o responsável pela proteção e busca de comida e a mulher criava os filhos e cuidava do lar. Surgia aqui a “dona-de-casa”.
No Neolítico (Período da Pedra Polida) o homem estava sedentário e estável devido a agricultura e a criação de animais. Com isso, teve início o desenvolvimento da metalurgia. Criação de objetos de metal, lanças, machados, fazendo com que os homens pudessem caçar mais e assim ter excedente para armazenar para os períodos de necessidade. Como conseqüência deste excedente, as comunidades cresceram e criaram-se novas comunidades. O homem aprendeu a polir a pedra e com isso produzir ferramentas mais eficientes. A invenção da cerâmica também foi muito útil, pois através dela o homem podia armazenar e cozinhar os alimentos.
espero ter te ajudado