A vocação portuguesa para a navegação era resultado de alguns fatores: - Os portugueses sempre tiveram enorme vocação comercial. - A posição geográfica em forma de "esquina da Europa" favorecia a navegação comercial lusitana, tanto em direção ao norte europeu como em direção ao norte do mar mediterrâneo, como em direção a Africa...Essa posição favoreceu um intenso comercio através de rotas comerciais marítimas. - A precoce centralização monárquica portuguesa ( a 1a da Europa no fim na idade media) impulsionou o pioneirismo marítimo, pois a própria monárquica incentivava o avanço náutico lusitano, almejando tanto alcançar as índias por via marítima, como descobrir novas oportunidades comerciais e dominar territórios que fossem sendo descobertos. Espero ter ajudado. ;)
felpopinha2
A vocação portuguesa para a navegação era resultado de alguns fatores:
- Os portugueses sempre tiveram enorme vocação comercial.
- A posição geográfica em forma de "esquina da Europa" favorecia a navegação comercial lusitana, tanto em direção ao norte europeu como em direção ao norte do mar mediterrâneo, como em direção a Africa...Essa posição favoreceu um intenso comercio através de rotas comerciais marítimas.
- A precoce centralização monárquica portuguesa ( a 1a da Europa no fim na idade media) impulsionou o pioneirismo marítimo, pois a própria monárquica incentivava o avanço náutico lusitano, almejando tanto alcançar as índias por via marítima, como descobrir novas oportunidades comerciais e dominar territórios que fossem sendo descobertos.
Espero ter ajudado. ;)