Desastres ambientais são mais do que comuns no mundo, causa

ndo prejuízoz humanos e materiais incalculáveis e mostrando a todos que a capacidade humana de intervir de forma segura na natureza permite o entendimento de que isso é uma falácia. Vários exemplos infelizes podem ser citados, como explosão de um dos quatro reatores elétricos da usina nuclear de Chernobyl, cidade ucraniana situada a 16 quilômetros da fronteira com a Bielorrússia e ,mais recentemente, no Brasil, o desastre do rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, em Minas Gerais.
A exploração mineradora, de responsabilidade da empresa Samarco (controlada pela Vale e BHP, as duas maiores empresas mineradoras do mundo) alcançou uma potencialidade de devastação que foi vista na prática naquela terrível catástrofe. Mais de 60 milhões de toneladas de lama tóxica vazaram da barragem e foram despejados no rio Doce , que é o segundo maior da região sudeste.

Imagem do satélite da foz do rio Doce, tomado pela lama da Samarco/Vale/BHP



Fonte: NASA (2015)

O acidente pode ser compreendido quando se entende que a busca desenfreada por uma produtividade além do justificável resultou no maior desastre ambiental do país e, também, o maior do mundo, se levarmos em conta que foi consequência de atividade mineradora.

São exemplos que , somados a outros mais, trazem a concepção de que o homem , muito preocupado com progresso e dominação dos recursos, não tem os cuidados necessários com o homem e com a própria natureza, imaginando-a uma serviçal sem fim. Necessitam, com urgência, de uma nova consciência ambiental, expressando a urgente e premente necessidade de pensar uma nova relação com o meio ambiente.

Referências: Ramalho, Walderez Simões Costa-História e meio ambiente / Walderez Simões Costa Ramalho,Mauro Franco Neto. – Curitiba: Fael, 2018.294 p.: il..

Ao pensar a natureza dessa forma, porque a tecnologia pode servir como aliado a a essa tarefa? De que forma pode isso ocorrer ? Leia asi nformações e, após sua análise,, determine a alternativa correta.

I. A natureza é uma aliada eterna do ser humano e sempre poderá se reconstruir e se recompor.

II. A natureza é um meio e não um fim ,pode e deve ser utilizada na busca de soluções para os problemas que o desenvolvimento sem controle causou ao longo do tempo histórico, culminando na Modernidade.

III. A natureza é um fim em si mesmo e isso justifica sua utilização pelo homem da forma como encontra mais utilidade para o desenvolvimento humano.

IV. A natureza é um fim e ao mesmo tempo um meio e pode ser utilizado sem parcimônia pelo homem como melhor lhe aprouver.

V. O homem não tem o entendimento de que a natureza sozinha não se recupera e precisa de tempo para produzir novamente o que acabou .

Determine a alternativa correta:

A - A alternativa II está correta.
B - A alternativa II está incorreta.
C - As alternativas I e II estão corretas.
D - As alternativas II e III estão corretas.
E - As alternativas IV e V estão incorretas.

RESPONDER

edivaldobs está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.