Descreva sobre a guerra ucrania e russia o por que

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    Após meses negando que tinha intenção de atacar a Ucrânia, a Rússia de Vladimir Putin invadiu o território da democracia europeia com 44 milhões de habitantes por ar, terra, e mar. A ação militar deixa o mundo com uma pergunta central, mas difícil de ser respondida: afinal, qual o objetivo do presidente russo?

    As razões por completo não são tão claras e dependem de quem responde à pergunta, mas a BBC News Brasil reúne aqui cinco pontos por trás da invasão que vêm sendo levantados por vozes na Rússia, na Ucrânia e também por especialistas em defesa e política internacional.

    1. Avanço da Otan no Leste Europeu

    O principal ponto levantado por autoridades e especialistas em torno da invasão da Ucrânia é o avanço pelo leste-europeu da Otan, aliança militar formada em 1949 por, inicialmente, 12 países (Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos). A Otan tem hoje 30 membros e sua expansão recente ocorreu justamente no leste-europeu. Ela se define essencialmente como uma aliança de defesa, algo visto com ceticismo por muitos na Rússia.

    Pelo artigo 5 da Otan, os membros concordam em ajudar uns aos outros no caso de um ataque armado contra qualquer Estado-membro. A rivalidade entre os dois lados tem raízes claras no pós-guerra quando o objetivo declarado da Otan era combater a ameaça da expansão soviética em um cenário de Guerra Fria.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.