Machu Picchu, cidade inca (reproduzida na foto acima) localizada no topo de uma montanha, a 2.400 metros

de altura, foi construída no século XV. Por aproximadamente 600 anos ficou “esquecida”, até que, em 1910, uma expedição arqueológica a encontrou. Desde então as ruínas dessa cidade têm sido objeto de pesquisa e, a partir delas, muitos dados sobre os incas foram levantados. Nesse sítio arqueológico é possível identificar que uma parte do terreno era destinado à agricultura, outra para edificações residenciais, templos, depósitos de alimentos e outras destinadas aos governantes e membros da elite incas. a) Pesquise e explique a técnica de construção utilizada pelos incas que, mesmo sem o uso de argamassa, possibilitava que suas edificações resistissem a condições naturais mais adversas, às ações de degradação do tempo e dos homens.

b) Para tornar viável a produção agrícola os incas desenvolveram canais de irrigação, sistemas de drenagens e a plantação em terraços. Como essas técnicas contribuíam para o desenvolvimento da atividade agrícola entre os incas?

Digite sua resposta

1 Resposta

  • Ivansouza

    a) As construções incas eram feitas com pedras cordatas que se encaixadas umas às outras. O encaixe justo era obtido através de através de uma técnica de polimento que alcançava grande precisão. b) Através de um sistema de irrigação os incas distribuíam a água pelo território, permitia superar os problemas provocados por sua escassez. Os sistemas de drenagem ajudavam a controlar o fluxo de água vindo geralmente de pontos mais altos da cidade. Construíam canaletas (internas e externas) geralmente preenchidas por pedra, argila ou materiais que evitassem o empoçamento. Essas canaletas direcionavam o curso da água que podiam ser depositadas em reservatórios. Para contornar as dificuldades de plantio em um terreno montanhoso, os incas cortavam o relevo em degraus formando plataformas para o cultivo. Esses terraços ampliavam as áreas de plantio.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.