Me ajudem por favor!!1 “Permanecem fechados em salas onde o calor é maior do que nos dias quentes do

último verão, até a noite (se atrasarem alguns minutos, um quarto da jornada é descontado), sem intervalos, exceto os quarenta e cinco minutos para o jantar: se comem alguma outra coisa durante o dia, têm de fazê-lo sem parar de trabalhar. O escravo negro nas Índias Ocidentais, mesmo trabalhando sob um sol tórrido, tem provavelmente uma brisa suave às vezes que o refresca, um pedaço de terra e tempo para cultivá-lo. O escravo fiandeiro inglês não desfruta do céu aberto e das brisas. Enclausurado em fábricas de oito andares, ele não tem descanso até as máquinas pararem [...].
[...] Esses males surgiram com o terrível monopólio que existe nos distritos em que a riqueza e poder se concentram nas mãos de poucos, que, com todo seu orgulho, se imaginam senhores do universo.”
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 25 -27

A qual grupo social o operário inglês se refere na frase “a riqueza e poder se concentram nas mãos de poucos”? Justifique sua resposta.

Ao mencionar “o escravo negro nas Índias Ocidentais”, o operário está se referindo a um tipo de trabalho muito comum na América inglesa. Qual era essa forma de trabalho? Cite ao menos duas diferenças entre a forma de trabalho citado por ele e o que era realizado nas fábricas inglesas neste período.

Com o desenvolvimento do trabalho industrial, algumas teorias criticavam a concentração de riquezas e as péssimas condições de trabalho dos operários. Qual teoria do pensamento defendia o fim desse sistema? E qual era o modelo de sociedade era defendido por esses pensadores?

RESPONDER

Yarawaneska está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.