Napoleão invadiu a Espanha. Qual foi a influência desse ocorrido sobre o processo das independências?

1 Resposta

  • ClaudioOliveraAluna

    Viva a França", ouvia-se nas ruas parisienses em 14 de julho de 1789, quando o povo, com bandeiras tricolores em mãos, tomou a Bastilha, símbolo do antigo regime. Menos de quatro anos depois, a cabeça de Luis 16 rolou na guilhotina. Não tardou muito para que as consequências da Revolução Francesa chegassem ao outro lado do Atlântico.

    "Sem as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, os processos de independência latino-americanos não teriam sido o que foram", assegura o professor alemão Walther Bernecker, da Universidad de Erlangen. "As independências teriam acontecido de um jeito ou de outro, porque havia uma série de causas, mas elas teriam se desenvolvido de outra maneira, ou bem parecido mais tarde", complementa.

    No século 18, a Europa viveu um período de conflitos que teve início com o Iluminismo e o Racionalismo inglês, que atraíam a atenção da sociedade para os assuntos terrenos, o ser humano, a razão, a ciência e o progresso. Os monarcas que, como Luis 16, ocupavam tranquilamente seus tronos em nome de Deus, notaram os primeiros tremores do terremoto que extinguiria, muitos anos mais tarde, a maioria das coroas. Os indícios deste sismo também foram sentidos no Continente Americano.

    Explicação:

    ESPERO TER AJUDADO VC ✌

Clique aqui para adicionar a sua resposta.