o que os nativos fizeram na região de São Martinho.​

1 Resposta

  • Lucca Ramos

    Resposta: NaN

    Explicação: A história de Itaara remonta a presença indígena na região central do Estado.

    Nesse período, uma grande proporção de área do território onde hoje é o município de Itaara, então pertencente ao atual município de São Martinho da Serra, era habitada por indígenas da tribo Tapes que viviam nas rebordas do rio Ibicuí mirim.

    Já em 1775, segundo os historiadores referidos, Pinto Bandeira e sua tropa ficaram guarnecidos na Picada do Pinhal para, no ano seguinte, tomar de assalto o Forte.

    A ocupação das terras do atual município de Itaara seguiu a política de ocupação, povoamento e defesa do território do Rio Grande do Sul adotada pela Coroa Portuguesa: a doação de sesmarias.

    Para Itaara tal fase marcou a abertura da estrada do Perau no ano de 1840, realizada pelo exército farrapo.

    Pela Lei de 21 de maio de 1882, a localidade de São José do Pinhal é elevada à condição de Freguesia e continua em plena expansão até 1885.

    Assim, neste período inicia-se a segunda colonização em território de Itaara e a primeira judaica do Brasil, com a presença dos imigrantes judeus oriundos da região da Bessarábia, atual Ucrânia.

    No dia 28 de dezembro do mesmo ano, através da Lei Estadual n° 10.643, assinada pelo Governador Antonio Britto, foi criado oficialmente o Município sendo sua instalação em 1° de janeiro de 1997.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.