A união ibérica foi o termo dado à junção de Portugal e Espanha. Após a morte do rei português da época e sem nenhum sucessor, o monarca que assumiu o trono português foi Filipe II também rei da Espanha (que era o parente mais proximo). A Espanha não retirou a individualidade de Portugal culturamente, mas econômica e politicamente eram apenas um portanto as colônias portuguesas agora também eram espanholas, inclusive o Brasil. A Holanda tinha richas com a Espanha, mas mantinha uma boa relação econômica com o Brasil e Portugal (os holandeses eram responsáveis pela distribuição da cana de açúcar). Após a união ibérica a Espanha cortou as relações de Holanda e Portugal-Brasil, então a Holanda foi impedida de continuar com seus negócios. Naquela época o Brasil era o principal produtor de açúcar, mas após o bloqueio imposto pela Espanha, a Holanda começou a plantar cana de açúcar nas Antilhas fazendo uma forte concorrência e derrubando o mercado açucareiro no Brasil.
nicolle5189
A união ibérica foi o termo dado à junção de Portugal e Espanha. Após a morte do rei português da época e sem nenhum sucessor, o monarca que assumiu o trono português foi Filipe II também rei da Espanha (que era o parente mais proximo). A Espanha não retirou a individualidade de Portugal culturamente, mas econômica e politicamente eram apenas um portanto as colônias portuguesas agora também eram espanholas, inclusive o Brasil.
A Holanda tinha richas com a Espanha, mas mantinha uma boa relação econômica com o Brasil e Portugal (os holandeses eram responsáveis pela distribuição da cana de açúcar). Após a união ibérica a Espanha cortou as relações de Holanda e Portugal-Brasil, então a Holanda foi impedida de continuar com seus negócios. Naquela época o Brasil era o principal produtor de açúcar, mas após o bloqueio imposto pela Espanha, a Holanda começou a plantar cana de açúcar nas Antilhas fazendo uma forte concorrência e derrubando o mercado açucareiro no Brasil.