As chamadas "corporações de ofício" ou ´´ligas´´ eram associações tipicamente urbanas, integradas por grupos de artesãos que se dedicavam a um mesmo tipo de atividade produtiva. Por meio das corporações de ofício os preços, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e até a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no âmbito dessas entidades.
As ligas surgiram para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades com mais de 10 mil habitantes. As ligas agregavam pessoas que exerciam o mesmo ofício. Os que desejassem entrar na corporação deveriam ser aceitos por um mestre, como aprendizes, sem ter direito a salário.
Gustastrada
As chamadas "corporações de ofício" ou ´´ligas´´ eram associações tipicamente urbanas, integradas por grupos de artesãos que se dedicavam a um mesmo tipo de atividade produtiva.
Por meio das corporações de ofício os preços, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e até a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no âmbito dessas entidades.
As ligas surgiram para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades com mais de 10 mil habitantes.
As ligas agregavam pessoas que exerciam o mesmo ofício. Os que desejassem entrar na corporação deveriam ser aceitos por um mestre, como aprendizes, sem ter direito a salário.