Por que o açúcar conquistou a primazia na economia colonial?Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos com

o objetivo de produzir açúcar para, principalmente, vender no mercado europeu. - Uso, principalmente, de mão de obra escrava de origem africana.​

1 Resposta

  • liviassiqueira

    RESPOSTA:

    Porque foi a base da economia do brasil colonial, entre meados dos séculos XVI e XVIII

    O açúcar comum é resultado de um processo de transformação que foi desenvolvido por volta do século VI a.C. a partir da cana-de-açúcar. As Cruzadas foram responsáveis pelo acesso dos povos europeus a essa iguaria, que passou a ser muito apreciada. Por volta do século XII, a então República de Veneza passou a dominar seu processo de produção e abastecer a Europa.

    O que podemos chamar de revolução do mercado açucareiro só ocorreu a partir das expansões marítimas europeias por meio, sobretudo, do Oceano Atlântico, no contexto do mercantilismo. Pequenas ilhas passaram a comportar estruturas de produção açucareiras.

    Portugal passou a desenvolver a produção de açúcar em maior escala a partir de meados do século XV, nos territórios da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde. Portanto, antes dessa produção chegar às colônias nas Américas, por volta do século XVI, os portugueses já dominavam as técnicas de produção do açúcar, inclusive com a implementação da mão de obra escrava.

    Para mais informações sobre o assunto:


    Por que o açúcar conquistou a primazia na economia colonial?Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos c

Clique aqui para adicionar a sua resposta.