quais são os sujeitos históricos envolvidos nós históric

os da proclamação da República?E como eles eram,quais as suas características?
(É pra um trabalho<( ̄︶ ̄)↗)​

1 Resposta

  • alexandrenastergaele

    Republicanos: O movimento republicano ocorreu em várias províncias do país, tinham como objetivo criar um clima favorável ao ideal republicano, destituindo o poder imperial para construção do que eles consideravam ser a solução para os problemas do país. Entretanto, criou forças após os militares e grandes oligarcas brasileiros aderirem ao moviemento, por se sentirem excluídos e prejudicados pelo imperador brasileiro.

    • Nessa época, os mais expressivos partidários do republicanismo se dividiam em três alas diferentes: militares positivistas, evolucionistas e revolucionários. Os militares positivistas acreditavam que a República seria um passo modernizante à vida política do país na medida em que o novo governo fosse conduzido por uma estrutura de poder centralizada nas mãos dos militares.
    • Em contrapartida, os chamados evolucionistas, apoiados pelos cafeicultores paulistas, esperavam que o regime republicano instaurasse maiores liberdades políticas e não que o mesmo não fosse criado por meio de grandes agitações. Por fim, manifestando uma ala republicana minoritária, os revolucionários esperavam que o novo regime fosse inspirado na Primeira República Francesa (1792 - 1794), onde os populares tinham significativa participação.

    Monarquistas: Aliados ao sistema imperialístico brasileiro, os mornaquistas eram o principal grupo apoiados do Imperador Dom Pedro II do Brasil, foram contra o golpe republicano e defendiam veementemente os sistema dos 4 poderes que eram o Moderador, executivo, legislativo e judiciário.

    Igreja Católica: Grupo religioso que se baseava na crença da humanidade através da única e verdadeira fé o 'catolicismo', sendo de grande importância para a proclamação da república no Brasil, pois após a  Questão Religiosa no Brasil que envolveu os Maçons e a Igreja católica brasileira, o relacionamento entre o Imperador que era da maçonaria e a igreja acabou prejudicando a sua imagem e enfraquecendo o seu poder político.

    Militares: A insatisfação dos militares está diretamente relacionada com a profissionalização da corporação. Depois disso, eles começaram a exigir melhorias em sua carreira como reconhecimento aos serviços prestados no Paraguai. As principais exigências eram melhorias salariais e no sistema de promoção.

    Outra forte insatisfação tem relação com o envolvimento do Exército brasileiro com a política. Os militares entendiam-se como tutores do Estado brasileiro e, por isso, queriam ter o direito de manifestar suas opiniões políticas publicamente. Um caso simbólico aconteceu em 1884, quando o oficial Sena Madureira foi punido por mostrar apoio aos abolicionistas do Ceará.

    A monarquia também procurou censurar os militares, proibindo que eles manifestassem suas opiniões em jornais e nas corporações militares. Havia também exigências entre os militares para que o Brasil se convertesse em um país laico. Internamente, as insatisfações militares se reuniram ao redor da ideologia positivista.

    A partir do positivismo, os militares passaram a reivindicar a ideia de que a modernização que o Brasil necessitava se daria por meio de um governo republicano ditatorial. Assim, eles acreditavam que era necessário escolher um governante que fosse conduzir o país no caminho da modernização e, se necessário, esse governante poderia se afastar das vontades populares.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.