Conhecido como josé maria ou josé maria de santo agostinho, era um místico brasileiro do estado de santa catarina, provavelmente na parte ocidental do estado. este era conhecido inicialmente como um curandeiro de ervas, tendo se apresentado com o nome de josé maria de santo agostinho. tinha uma vida reta e honesta, não lhe foi difícil granjear em pouco tempo a admiração e a confiança do povo. um dos fatos que lhe granjearam fama foi a presunção de ter ressuscitado uma jovem. teria também curado a esposa do coronel francisco de almeida, vítima de uma doença incurável. com este episódio, o monge ganha ainda mais fama e credibilidade ao rejeitar terras e uma grande quantidade de ouro que o coronel, agradecido, lhe queria oferecer. a partir daí, josé maria passa a ser considerado santo: um homem que veio à terra apenas para curar e tratar os doentes e necessitados. metódico e organizado, estava muito longe do perfil dos outros curandeiros. sabia ler e escrever e anotava em seus cadernos as propriedades medicinais das plantas encontradas na região. com o consentimento do coronel almeida, montou no rancho de um dos capatazes o que chamou de farmácia do povo , onde fazia o depósito de ervas medicinais que utilizava no atendimento diário, até horas tardias da noite, a quem quer que o visitasse.
felipe0387
Conhecido como josé maria ou josé maria de santo agostinho, era um místico brasileiro do estado de santa catarina, provavelmente na parte ocidental do estado. este era conhecido inicialmente como um curandeiro de ervas, tendo se apresentado com o nome de josé maria de santo agostinho. tinha uma vida reta e honesta, não lhe foi difícil granjear em pouco tempo a admiração e a confiança do povo. um dos fatos que lhe granjearam fama foi a presunção de ter ressuscitado uma jovem. teria também curado a esposa do coronel francisco de almeida, vítima de uma doença incurável. com este episódio, o monge ganha ainda mais fama e credibilidade ao rejeitar terras e uma grande quantidade de ouro que o coronel, agradecido, lhe queria oferecer.
a partir daí, josé maria passa a ser considerado santo: um homem que veio à terra apenas para curar e tratar os doentes e necessitados. metódico e organizado, estava muito longe do perfil dos outros curandeiros. sabia ler e escrever e anotava em seus cadernos as propriedades medicinais das plantas encontradas na região. com o consentimento do coronel almeida, montou no rancho de um dos capatazes o que chamou de farmácia do povo , onde fazia o depósito de ervas medicinais que utilizava no atendimento diário, até horas tardias da noite, a quem quer que o visitasse.