“refletindo sobre a antiguidade, é sobre nós mesmos que eu me interrogava, é nosso mundo que eu punha
em questão. se a grécia constitui o ponto de partida de nossa ciência, de nossa filosofia, de nossa maneira de pensar explicar historicamente o que se chama de o “milagre grego”, descobrir seu porquê e seu começo, é buscar situar nossa própria origem no lugar que lhe corresponde no curso da história humana, ao invés de fazer dessa origem um absoluto, uma revelação ao mesmo tempo universal e misteriosa esta tarefa científica nos obriga a tomar distância em relação a nós mesmos, a nos observar com o mesmo desapego, a mesma objetividade que teríamos face ao outro e, por isso mesmo, a melhor compreender o que nós somos”. (vernant, j-p. entre mythe et politique, pág. 50-51).segundo o que você pode ler no texto acima, o estudo das civilizações clássicas, no entender de pierre vernant, deve servir:
escolha uma:
a. somente para compreendermos como foi a história do mundo antigo, especialmente das civilizações grega e romana, cujo desenvolvimento legado ficou restrito à antiguidade.
b. para que possamos entender melhor o que somos mantendo o cuidado de não pensar que as civilizações clássicas foram superiores às demais civilizações da antiguidade, visto que cada cultura tem suas especificidades e se constitui a partir do intercâmbio e da assimilação de técnicas, crenças e valores de outros povos.
c. para que possamos compreender e aceitar o colonialismo cultural europeu sobre os povos da américa, áfrica e oriente.
d. para que possamos entender que o nível de desenvolvimento das civilizações clássicas foi inigualável, o que justifica o colonialismo europeu nos tempos modernos.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
XXXTh
Letra B-Para que possamos entender melhor o que somos mantendo o cuidado de não pensar que as civilizações clássicas foram superiores às demais civilizações da antiguidade, visto que cada cultura tem suas especificidades e se constitui a partir do intercâmbio e da assimilação de técnicas, crenças e valores de outros povos.