[...] a política é tratada como ciência, isto é, um camp

o específico do conhecimento direcionado à pesquisa e ao ensino sobre as maneiras de como a política se consolidou ao longo dos anos. Segundo o epistemólogo (aquele que estuda como o conhecimento é produzido) Gilles Gaston Granger, a ciência é “uma fonte sistematicamente organizada do pensamento objetivo”. Se unirmos essa definição de ciência à política, chegamos à conclusão do que faz a ciência política: explicar, de maneira organizada e objetiva, o que é, quando e como a política acontece (ou se manifesta) nos mais diversos espaços da sociedade – desde a um pequeno município a uma grande nação. Granger também diz que a ciência é “método de pensamento e ação”, algo muito familiar com a política, não? Ora, para se fazer política, é necessário pensar e agir. Uma das regras de ouro da política – aquela de ocupar um espaço determinado antes que alguém o faça – pode ser explicada a partir do pensamento e da ação: sem pensamento, baseado na razão, é impossível agir calculadamente para, posteriormente, alcançar os resultados esperados. É neste sentido, portanto, que um cientista político age: pesquisa, por meio de diversos materiais, para consolidar seu pensamento e, posteriormente, agir, publicando materiais, lecionando, prestando consultoria, isto é, fazendo ciência política.

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.

Com base na leitura do texto na íntegra, presente no Material de Estudo, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. ​

Alternativa 1:
Para Granger, a ciência política acontece de forma desorganizada, pois faz parte de uma teoria subjetiva.

Alternativa 2:
É comum que aqueles que pesquisam a política fundamentem suas teorias através de métodos sem comprovação científica.

Alternativa 3:
Para os políticos de carreira, a pesquisa deve se limitar à área da ciência, uma vez que ela não se corresponde com a política.

Alternativa 4:
As reflexões de Granger afirmam que a política não é ciência, logo, ação e pensamento são práticas que não se aplicam na política.

Alternativa 5:
A consolidação do pensamento do cientista político ocorre por meio do pensamento e da ação, pois primeiro ele pesquisa em diferentes materiais para depois compartilhar seus conhecimentos.

RESPONDER

Perola está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.