1.2. Sobre as estruturas de dados pilha e fila, assinale a alternativa correta. O comportamento de

uma pilha é semelhante ao comportamento do botão "desfazer" de editores de texto, em que, ao acionar o botão, o último caractere inserido é o primeiro a ser removido. Uma fila, pelo contrário, tem comportamento semelhante ao botão "refazer" no mesmo editor de texto, em que supondo que clicamos no botão "desfazer" três vezes para apagar três caracteres (A, B e C, nessa ordem, por exemplo), ao clicar no "refazer", o primeiro elemento "desfeito" será o primeiro refeito (o caractere A será inserido novamente).
Na implementação de uma pilha, precisamos de uma variável para indicar a cabeça (topo) da pilha, local onde ocorrerão as inserções e remoções. Na implementação de uma fila, pelo contrário, precisamos de duas variáveis para indicar a posição da frente e de trás da fila, dado que na frente da fila removemos elementos e atrás da fila inserimos elementos.
Com uma pilha, implementamos situações em que precisamos garantir acesso justo a um recurso compartilhado, uma pilha de impressão, por exemplo, em que documentos de vários usuários são enviados para a impressora.
Com uma fila, podemos implementar situações em que queremos garantir que certas estruturas estão balanceadas, o que é muito comum em linguagens de programação (escopo, chamada de funções, ...). Um exemplo minimalista é a verificação de parênteses, colchetes e chaves aninhados em uma string, tarefa tipicamente solucionada com o uso de filas.
Uma pilha é uma estrutura linear, dado que inserções e remoções e acessos ocorrem sempre no topo da pilha. Por outro lado, a fila não é uma estrutura linear, dado que remoções ocorrem no final da fila e inserções ocorrem no início.

RESPONDER

liviassiqueira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.