Aevolução da computação moderna pode ser dividida em quatro fases com base nessa classificação julgue

as proposições a seguir como verdadeiro ou falso ​

1 Resposta

  • Jvoliveiraneonpfex

    resposta:

    Arquitetura Pós Moderna no Brasil

    1. A arquitetura pós-moderna no Brasil consiste em uma série de novas propostas arquitetônicas, populares nas décadas de 1980 e 1990, críticas à arquitetura modernista no Brasil, hegemônica no país entre 1930 e 1960. Ainda que tenha se desenvolvido décadas depois do auge da arquitetura pós-moderna internacional, a versão brasileira a ela recorre em seu repertório formal. Dentre as diferentes vertentes dessa produção, as principais características que as unificavam eram a contestação dos cânones modernos, a liberdade de criação e a afirmação de uma arquitetura – e uma cultura – brasileira múltipla, instável e variada. Podemos observar, nas obras do período, a utilização de formas puras e geométricas, bem como a aplicação de composições simétricas. Elementos e materiais regionais também recebiam destaque, assim como citações, referências e colagens tomadas de outras arquiteturas. Não raro, projetos do período buscavam estabelecer um diálogo irônico e desafiador com o usuário e o entorno. Reunindo essa série de características genéricas, o pós-modernismo mineiro não estava baseado num posicionamento crítico ou teórico sólido e fundamentado. Pelo contrário, resultou de um trabalho intuitivo, conduzido por Éolo Maia e seus parceiros, sob a influência de arquitetos consagrados internacionalmente como Robert Venturi, Aldo Rossi e James Stirling. Ainda que tenha sofrido críticas em função dessa frágil base teórica sobre a qual se constituiu, a arquitetura pós-moderna foi responsável por minar a hegemonia da produção moderna no Brasil. A partir dela, novas perspectivas renovaram o quadro da produção arquitetônica no país. Além disso, destacam-se como consequências da arquitetura pós-moderna, no Brasil e no mundo, a renovação da visão dos arquitetos sobre os usuários e o entorno. Passou-se a questionar os preceitos modernos de padronização e universalização da arquitetura, num processo de falência das soluções supostamente válidas para todas as realidades. A preocupação com o meio e com a cultura local foi uma das contribuições mais importantes dos arquitetos pós-modernos.   Arquitetos de destaque no pós modernismo: Philip Johnson, Michael Graves, Aldo Rossi, Charles Moore e Robert Venturi, entre outros. Arquitetos Brasileiros de destaque no Pós Modernismo:  Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá (articularam o Pós Modernismo no Brasil). 2. Éolo Maia, (Ouro Preto, 27 de janeiro de 1942 — Belo Horizonte, 16 de setembro de 2002) foi um arquiteto brasileiro com importante influência na arquitetura contemporânea mineira, um dos principais articuladores do Pós Modernismo no Brasil. Estudou Arquitetura em Belo Horizonte, (1963), na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, formando-se em 1967.Produziu muitos projetos em parceria com sua companheira Jô Vasconcellos. Contestador e irreverente, criou, no final da década de 1970, junto com Jô Vasconcellos e o arquiteto Sylvio de Podestá, as revistas Vão Livre e Pampulha, onde constestou os modelos de arquitetura vigentes. Principais obras:

    1989/1993 - Centro Empresarial Raja Gabaglia, Belo Horizonte-MG

    1984/1985 - Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves, Belo Horizonte-MG

    1983- Casa Arquiepiscopal de Mariana. 3. Obras de Pós Modernistas Brasileiros:  Condomínio Barca do Sol (Belo Horizonte, 1976-1978 (Éolo Maia e Márcio Lima), Capela de Santana do Pé do Morro (Ouro Branco, 1978-1980) (Éolo Maia e Jô Vasconcellos), Palácio Arquiepiscopal de Mariana (Mariana, 1982-1983) - (Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá), Grupo Escolar Vale Verde (Timóteo, 1983) (Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá). 4. A arquitetura Pós-Moderna possui três ramos básicos: a Historicista, a Regionalista e a High-Tech.

    As duas primeiras se preocupam mais com os valores locais do que a última, a qual orienta-se pelo uso de materiais de alta tecnologia. Imagens: da esquerda para a direita: Grupo Escolar Vale Verde (Timóteo, 1983) (Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá), Palácio Arquiepiscopal de Mariana (Mariana, 1982-1983) - (Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá), Capela de Santana do Pé do Morro (Ouro Branco, 1978-1980) (Éolo Maia e Jô Vasconcellos), Condomínio Barca do Sol (Belo Horizonte, 1976-1978 (Éolo Maia e Márcio Lima). Coloca 5 estrelas por favor, eu me dedico para realizar as pesquisas e estudos para ajudar os outros.


    01. Faça uma breve pesquisa sobre a Arquitetura Pós-Moderna no Brasil. Cite as principais caracterís
    01. Faça uma breve pesquisa sobre a Arquitetura Pós-Moderna no Brasil. Cite as principais caracterís
    01. Faça uma breve pesquisa sobre a Arquitetura Pós-Moderna no Brasil. Cite as principais caracterís
    01. Faça uma breve pesquisa sobre a Arquitetura Pós-Moderna no Brasil. Cite as principais caracterís

Clique aqui para adicionar a sua resposta.