As fraudes em alimentos ocorrem por atuação de fatores circunstanciais ou deliberadamente provocados sobre os alimentos, tornando-os passíveis de res

trições legais quanto ao consumo, as fraudes são artifícios usados sem o consentimento oficial, resultado da modificação de um produto, visando lucro ilícito e que não fazem parte de uma prática universalmente aceita. Estas operações procuram ocultar ou mascarar as más condições estruturais e sanitárias dos produtos e atribuir-lhes requisitos que não possuem. Os testes sensoriais auxiliam na descoberta destas fraudes.

CHARRO, F., Fraudes em alimentos. Infoescola, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 26 nov. 2018.


A reportagem de março de 2018, publicada no jornal Diário do litoral, intitulada de “Direito do consumidor: estudo revela que pó de café tem, também, arroz e milho” apresenta a recorrente adulteração do tradicional pó de café brasileiro.
REGALADO, N., Direito do consumidor: estudo revela que pó de café tem, também, arroz e milho. Diario do Litoral, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 26 nov. 2018.


Assim, um produtor de café intrigado com a possível adulteração do café que ele entrega em uma beneficiadora solicitou serviços de análise sensorial.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos quanto aos testes de análise sensorial, assinale a alternativa que contém o teste indicado para analisar se a beneficiadora de café adulterou o café proveniente da fazenda São João da Montanha.

Selecione uma alternativa:
a)
Comparação pareada. Amostra padrão: café produzido na beneficiadora.

b)
Ordenação. Amostra padrão: Café de origem comercial.

c)
Teste A e Teste B. Amostra padrão: café produzido na fazenda São João da Montanha.

d)
Duo-trio. Amostra padrão: café produzido na fazenda São João da Montanha.

e)
Duo-trio. Amostra padrão: Café de origem comercial.

RESPONDER

Alison Coimbra está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.