As mudanças tecnológicas têm promovido transformações no mercado de trabalho com o desaparecimento

e surgimento de certas profissões, mas também nas formas do trabalho e exigências colocadas aos profissionais. Isso é o que demonstra Tania Casado, diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (Ecar) da Universidade de São Paulo: "Ela explica que hoje o termo "profissão" perdeu espaço para "carreira", que, conceitualmente, é a sequência de experiências pessoais de trabalho ao longo do tempo. Ou seja, a carreira é muito centrada no indivíduo. Os profissionais precisam saber que devem partir do seu autoconhecimento. Qualquer tipo de trabalho, incluindo o voluntário, conta como experiências pessoais na construção da carreira. O curso de formação [na graduação], segundo ela, é só o início. Todas as mudanças tecnológicas fazem com que surjam novas oportunidades e também obsolescências de outras áreas. Por isso, a necessidade de pensar em carreiras e não em profissões". (JORNAL DA USP. Carreiras do futuro permitem intersecção e migrações entre áreas. 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2020).

1 Resposta

  • Kailanerayssa

     A sequência correta é V V F. De fato, o contexto da tecnologia atual nos traz diversas possibilidades de modo que é interessante observar que o desenvolvimento profissional em um ambiente tecnológico atual é de extrema importância que seja flexível dado que o profissional precisará se adaptar à diversas situações.

     Consequentemente, é interessante entender que, a tecnologia veio para nos auxiliar, por esse motivo, não há por que se apegar a tecnologias antigas e engessadas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.