As mudanças tecnológicas têm promovido transformações no mercado de trabalho com o desaparecimento e
surgimento de certas profissões, mas também nas formas do trabalho e exigências colocadas aos profissionais. Isso é o que demonstra Tania Casado, diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (Ecar) da Universidade de São Paulo: "Ela explica que hoje o termo "profissão" perdeu espaço para "carreira", que, conceitualmente, é a sequência de experiências pessoais de trabalho ao longo do tempo. Ou seja, a carreira é muito centrada no indivíduo. Os profissionais precisam saber que devem partir do seu autoconhecimento. Qualquer tipo de trabalho, incluindo o voluntário, conta como experiências pessoais na construção da carreira. O curso de formação [na graduação], segundo ela, é só o início. Todas as mudanças tecnológicas fazem com que surjam novas oportunidades e também obsolescências de outras áreas. Por isso, a necessidade de pensar em carreiras e não em profissões". (JORNAL DA USP. Carreiras do futuro permitem intersecção e migrações entre áreas. 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2020). Tomando como referência as informações apresentadas e os efeitos produzidos pelas mudanças tecnológicas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) O atual contexto de grandes inovações tecnológicas e digitais é acompanhado por novas concepções, como por exemplo a maior importância dada à noção de "carreira" e não à profissão. ( ) O surgimento de novas profissões possibilitado pelas inovações digitais requer dos profissionais flexibilidade e a busca constante por novos conhecimentos na construção de suas carreiras. ( ) No atual contexto perde importância a preocupação com o desenvolvimento profissional e com a própria carreira que era característico dos profissionais formados nas décadas passadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma: a. V-V-F. b. F-F-V. c. F-V-V. d. F-V-F. e. V-F-V.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ClaudioOliveraAluna
A tecnologia tem ajudado bastante no mercado de trabalho, pois com os avanços tecnológicos, fazem com que as produções sejam feitas mais rápidas.
Porém, vemos também que os avanços tecnológicos, estão substituindo os seres humanos nos seus trabalhos, fazendo com que haja um futuro desemprego. Como exemplo, o motorista, se ele for substituido por um robô, como ele irá conseguir trabalhar?! então vemos que se a tecnologia avançar demais, pode afetar os empregados, causando inúmeros desempregos.