Atividade 7 - Criação: Stop-motion Vocês devem se organizar em grupos para criar um stop-motion. Para

isso, vão utilizar o
resultado da pesquisa e o que aprenderam durante as atividades anteriores. O tema central será
internet segura.

1. Discutir com seus colegas o que querem colocar no stop-motion para falar sobre internet
segura a partir dos resultados da pesquisa que cada um realizou.

2. Conversar sobre o que querem animar: fotos, objetos, desenhos.

1 Resposta

  • Alves

    É provável que você já tenha ouvido falar sobre e mais provável ainda que já tenha visto alguma animação feita com a técnica chamada de Stop Motion. Ela é bastante usada por gigantes do entretenimento como a Disney e também na criação de animações caseiras e não tão pomposas.

    Usada tanto em desenhos animadas quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante difundida no meio cinematográfico e há alguma décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.

    Para esclarecer bem o que é isso, nós do Baixaki criamos um artigo sobre este assunto. Aqui você aprenderá não somente o que é o Stop Motion, mas também algumas dicas para deixar sua veia cinematográfica vir à tona através das animações! Vamos lá?

    Mas que raios é o Stop Motion?

    Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

    Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.

    E como isso tudo começou?

    A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.

    Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de u

Clique aqui para adicionar a sua resposta.