Constantemente, as organizações questionam se os resultado

s por elas desejados estão sendo alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários, entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é conhecido.

A utilização de gráficos de controle e métodos estatísticos provê uma visão quantitativa do comportamento de seus processos. Metaforicamente, os gráficos de controle estão para os profissionais da área gerencial e da área de tecnologia, assim como um medidor de temperatura está para um profissional que cuida do processo de transformação da matéria-prima em aço e que precisa realizar determinadas ações, de acordo com a temperatura atingida pelos materiais ao longo do processo. Ou seja, os gráficos de controle guiam as tomadas de decisões fornecendo o conhecimento necessário sobre o comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de processos, a gerência de processos permite estabilizar e manter estáveis os níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que resultados futuros sejam previstos, colaborando assim, para um melhor alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho dos processos.

Convencido sobre a importância do tratamento de dados por meio da estatística, Matheus, um profissional da área de tecnologia de informação de uma empresa, precisa fazer uma análise sobre os dados, a seguir, que refere-se à produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de processamento de cana de açúcar.

Com as informações anteriores, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados. Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder às seguintes situações:

a) Uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição de frequência contínua construída pelo Matheus. (Atenção, no cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes, arredonde o valor obtido para cima).

b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.

Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas anteriores?

c) Com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média, mediana e da moda. Apresente, aqui, os cálculos, assim como a interpretação que Matheus vai obter ao realizar tais medidas. (Atenção, faça os cálculos das medidas de posição a partir da distribuição de frequência construída na letra a, não calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial do enunciado).

RESPONDER

Perola está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.