Descrição: criação de um sistema simples onde devem ser registrados dados de motos, carros, lanchas e

jetskis. O sistema deve permitir a inserção de dados através de entrada do teclado. Primeira parte, estrutura dos dados (prestem atenção, atributos e métodos declarados em java não devem receber acentuação):

Criação de uma classe Veiculo (com os atributos que armazenem dados preço, fabricação e peso). Lembrem da relação com VeiculoTerrestre.
Criação de uma classe VeiculoTerrestre (com os atributos que armazenem dados velocidade terrestre e código do veículo). Código é um valor único. Lembre da relação com Veículo.
Criação de uma classe Carro (com os atributos que armazenem dados de marca e proprietário). Lembrem da relação com Veiculo Terrestre. Lembrem que marca pode ter um nome composto.
Criação de uma classe Moto (com os atributos que armazenem dados de marca e proprietário). Lembrem da relação com Veiculo Terrestre. Lembrem que marca pode ter um nome composto.
Criação de uma classe VeiculoAquatico (com os atributos que armazenem dados de velocidade náutica e código do veículo). Código é um valor único. Lembre da relação com Veículo.
Criação de uma classe Lancha (com os atributos que armazenem dados de marca e proprietário). Lembrem da relação com Veiculo Aquático. Lembrem que marca pode ter um nome composto.
Criação de uma classe Jetski(com os atributos que armazenem dados de marca e proprietário). Lembrem da relação com Veiculo Aquático. Lembrem que marca pode ter um nome composto.
Criação de uma classe principal: para conduzir a execução do código (a clássica main).
Segunda parte, funcionalidades:

Cadastro de dados: o cadastro nada mais é do que a criação de objetos e a inserção destes objetos em uma lista (podem utilizar a estrutura ArrayList que foi ensinada em aula).
Exibição (ou listagem) dos dados da lista: imprime todos os dados de uma determinada classe.
Remoção: deve ser disponibilizada a opção de remover registros da lista de acordo com a necessidade do usuário.
Edição: deve ser disponibilizada a opção de editar registros da lista de acordo com a necessidade do usuário.

Terceira parte, o menu criado deve conter as seguintes opções:

Listagem de Carros em estoque: exibição da lista dos carros inseridos.
Listagem de Motos em estoque: exibição da lista dos motos inseridas.
Listagem de JetSki em estoques exibição da lista dos Jet skis inseridos.
Listagem de Lancha em estoque: exibição da lista das lanchas inseridas.
Edição de Motos: esta opção deve proporcionar a edição de um registro de Moto, para saber qual registro deve ser alterado utilizem o campo código de veículo.
Edição de Lancha: esta opção deve proporcionar a edição de um registro de Lancha, para saber qual registro deve ser alterado utilizem o campo código de veículo.
Cadastro de Motos: realiza a leitura de dados inseridos através do teclado para realizar o cadastro de uma Moto.
Cadastro de Lancha: realiza a leitura de dados inseridos através do teclado para realizar o cadastro de uma Lancha.
Remoção de Moto: é uma opção que deve realizar a remoção de um registro de moto de acordo com o seu campo único (código de veiculo).
Remoção de Lancha: é uma opção que deve realizar a remoção de um registro de lancha de acordo com o seu campo único (código de veiculo).
Listagem de Veiculos Terrestres (separados por tipo): nesta opção deve ser impressa uma lista separando por cada tipo de veículo terrestre (Moto e Carro).
Listagem de Veiculos Aquaticos (separados por tipo): nesta opção deve ser impressa uma lista separando por cada tipo de veículo aquático (Lancha e JetSki).
Sair do sistema: opção para finalizar o sistema.
Lembrem que os campos de código de veículo devem ser únicos, ou seja, não insiram o mesmos dados nesses atributos.

Quarta parte, sugestões de tipos de atributos no caso de dúvidas (estou dando apenas os atributos, lembrem de criar corretamente a estrutura das classes como heranças e etc):
Quinta Parte, cadastro do banco de dados inicial:

As listas de dados de Veiculo terrestre e de Veiculo Aquático devem possuir uma base inicial. Insira 5 carros, 5 jet skis, 5 motos, e 5 lanchas.

1 Resposta

  • Sabrinabrandao

    Caro Jorge,

    Vamos à resposta!

    Devemos analisar que a probabilidade será dada pela relação entre o número de casos favoráveis dividido por todas as possibilidades.

    Portanto, o número de pessoas concorrendo será o total de possibilidades e o número de pessoas que lavaram o carro “só por fora” consiste na probabilidade que buscamos.

    Desse modo, o número total de clientes será 18+24+10, ou seja, há 52 possíveis ganhadores.

    A quantidade de pessoas que lavaram o carro apenas por fora foi de 18 indivíduos.

    Logo, a probabilidade dos que só lavaram por fora ganharem será a quantidade deles dividido pela quantidade de participantes no sorteio.

    Assim, x= frac{18}{52} Analisando que essa fração não consta nas alternativas, simplificamos o denominador e o numerador por 2, de modo que encontramos x= frac{9}{26}.

    Vê-se, com base nessa lógica, que a alternativa correta é a  "(a) frac{9}{26}

Clique aqui para adicionar a sua resposta.