Dieter Rams disse que o bom design faz o produto durar, transcender o tempo. Ele evita “estar na moda”

e, portanto, nunca será antiquado. Mas quantos designs conseguem manter a sua efetividade, o desejo e admiração das pessoas, depois de um longo tempo de convívio e existência? Segundo os designers Julie Khaslavsky e Nathan Shedroff, o segredo para isso é a sedução. “O poder de sedução do design de alguns objetos materiais e virtuais pode transcender questões de preço e desempenho tanto para compradores quanto para usuários. Para decepção de muitos engenheiros, a aparência de um produto pode às vezes causar o sucesso ou o fracasso da reação do mercado ao produto. O que esses objetos têm em comum é a capacidade de criar um laço emocional com os públicos, quase uma necessidade para eles”. Para exemplificar a importância da sedução no design, vamos usar um dos “queridinhos” do design: o espremedor Juicy Salif, de Philippe Starck.

Disponível em: Acesso em: 18 jun 2021.

Com base no exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Juicy Salif logo de início, por meio do nível comportamental, cria curiosidade sobre a forma, depois uma reação emocional de confusão, e talvez até medo, pela sua aparência pontuda e “perigosa”.
II. O Juicy Salif promete tornar extraordinária uma ação comum e rotineira, também promete elevar o status do dono a um nível superior de sofisticação, ao reconhecer suas qualidades.
III. O espremedor serve como elemento de surpresa e foco de conversa para as pessoas ligadas ao seu dono, é uma chance de adotar seus valores e tê-los validados, funcionando quase como uma “peça de arte”.

É correto o que se afirma em:

RESPONDER

Shaday está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.