ENGENHARIA DE SOFTWARE PERGUNTA 1 Consider

ENGENHARIA DE SOFTWARE
PERGUNTA 1

Considerando o contexto de padrões de projeto, marque a alternativa que define corretamente o que é um padrão de projeto.

Um padrão de projeto descreve uma solução e o cerne da sua implementação (em OO), de forma que possa ser estendido, fazendo as correções necessárias para cada caso.

Um padrão de projeto descreve uma implementação e o cerne da sua solução (em OO), de forma que possa ser testado, fazendo as correções necessárias para cada caso.

Um padrão de projeto descreve um problema e o cerne da sua implementação (em OO), de forma que possa ser simplificado, fazendo as melhorias necessárias para cada caso.

Um padrão de projeto descreve um problema e o cerne da sua solução (em OO), de forma que possa ser reusado, fazendo os ajustes necessários para cada caso.

Um padrão de projeto descreve uma solução e o cerne da sua conceituação (em OO), de forma que possa ser expandido, fazendo os testes necessários para cada caso.

PERGUNTA 2

Considerando o contexto de reúso de software, assinale a alternativa que contém um exemplo de problema, limitação ou dificuldade para aplicar a engenharia de software orientada a reúso.

Aumentar o custo total do desenvolvimento de software.

Aumentar a dependabilidade.

Precisar manter conformidade com os padrões.

Aumentar os riscos do processo de desenvolvimento de software.

Povoar uma biblioteca de componentes.

PERGUNTA 3

Considerando o contexto de engenharia de software baseada em reúso, marque a alternativa que descreve ou caracteriza corretamente uma das cinco características fundamentais de componentes de software.

Padronizado: um componente deve estar em conformidade com um modelo de componentes padrão, que possa definir interfaces, metadados, documentação, composição e implantação de componentes.

Independente: para apresentar essa característica, o componente precisa ser autocontido; ele deve ser capaz de operar como uma entidade stand-alone em uma plataforma que proporcione uma implementação do modelo de componentes.

Passível de composição: os componentes precisam apresentar essa característica para que um possível usuário possa decidir se eles satisfazem ou não as suas necessidades; a sintaxe e, preferencialmente, a semântica de todas as interfaces de componentes devem estar especificadas.

Documentado: para apresentar essa característica, todas as interações externas de um componente devem ocorrer por meio de interfaces definidas publicamente; além disso, o componente deve fornecer acesso externo às informações sobre si mesmo, como seus métodos e atributos.

Implantável: deve apresentar essa característica para ser possível compor um componente e implantá-lo sem ter de usar outros componentes específicos.

PERGUNTA 4

Considerando o contexto de padrões de projeto, marque a alternativa que contém uma afirmação correta sobre os tipos ou níveis de padrão de projeto.

Padrões no escopo de classe são estáticos, fixados em tempo de projeto.

Padrões estruturais referem-se à interação entre classes/objetos.

Padrões no escopo de objeto são dinâmicos, podendo ser alterados em tempo de execução.

A classificação por escopo é dividida em “classe” e “subclasse”.

A classificação por propósito/finalidade é dividida em “de criação”, “de finalização”, “estruturais” e “comportamentais”.

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