Leia o texto e os quadrinhos a seguir. O Brasil de hoje é herdeiro de uma sociedade colonial e imperial

escravocrata, em que o negro ocupou fundamentalmente a posição de pessoa escravizada. O Brasil em 1888 foi o último país a abolir a escravidão nas Américas. Um abolicionismo incompleto, que não permitiu incluir o negro na ordem social capitalista (BASTIDE; FERNANDES, 2008).

A escravidão negra deixou marcas profundas de discriminação em nossa sociedade, inclusive escutamos insultos raciais atuais exigindo que negros e negras voltem “para a senzala”. Mas será que o racismo contra o negro brasileiro atualmente só existe por causa do “tempo do cativeiro”? Há pessoas racistas que nem sabem e nem mencionam esse contexto. Elas afirmam que não gostam de “negros”, tem raiva dos “pretos” e que estes são “fedidos”, “sujos” e “preguiçosos”. O racismo opera cotidianamente por meio de piadas, causos, ditos populares etc. Afinal de contas, temos uma variedade de expressões correntes na língua portuguesa recheadas de racismo contra os negros.
Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.

Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2016.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas.

I Os quadrinhos visam a criticar o fato de que as acusações de racismo têm se tornado cada vez mais frequentes.
II Os quadrinhos ilustram o comportamento descrito no texto: inadvertidamente, as pessoas revelam na linguagem os seus preconceitos.
III O texto coloca, entre as raízes do preconceito racial, o sistema escravocrata, que imperou até o final do século XIX no Brasil.
IV De acordo com o texto, a abolição da escravidão no Brasil, embora tardia, permitiu que os negros se integrassem completamente à sociedade capitalista.

Está correto o que se afirma somente em:

RESPONDER

Santosmanuele está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.