MAPA SUB – ADS – FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 54/2020 A gestão da infraestrutura de TI
de um negócio deve funcionar com base em modelos preventivos. A gestão de infraestrutura de tecnologia da informação não deve ser pensada somente quando aparecem complicações. Ao contrário: deve ser, acima de tudo, desenvolvida com base na ideia de que possíveis falhas trazem prejuízos que podem se tornar incalculáveis. O gerenciamento é parte fundamental dos investimentos na área de tecnologia de qualquer empresa; é a administração de todos os processos relacionados à infraestrutura e o monitoramento das práticas de administração que já funcionam, assim como a inserção de novas práticas, quando possível.Gerenciar a infraestrutura de TI inclui administrar hardwares, softwares, redes e serviços e envolve a criação de métricas, tanto para o próprio departamento da tecnologia da informação, quanto para todos os outros setores e departamentos da empresa; o desenvolvimento de estratégias, mas, acima delas, o aprimoramento e a aplicação de técnicas; e a atenção máxima às necessidades dos clientes e usuários finais e às necessidades dos colaboradores e prestadores de serviços da própria empresa. Fazer a gestão de infraestrutura de TI requer, ainda, bastante monitoramento de dados e informações relacionados aos tais hardwares, softwares, redes e serviços e ao trabalho executado por eles. O monitoramento pode ser mensal ou semanal, por exemplo, e deve levar em consideração tanto o que já funciona, quanto o que ainda precisa ser aprimorado.
A gerência é, afinal, a verificação de tudo o que está envolvido no quesito “tecnologia de informação” da empresa. Atualmente, existem modernos e atualizados softwares de monitoramento de infraestrutura de TI. Alguns, inclusive, executam este monitoramento em tempo real. A contratação de uma equipe externa à empresa, especializada somente no assunto também é uma solução muito interessante, desde que a equipe contratada apresente um projeto consistente de gestão e dê garantia de retornos positivos.
Conteúdo disponível em acesso em 20/11/2020
Com base no exposto acima, identifica-se que o Gestão de Infraestrutura que atua diretamente na infraestrutura de redes tem um papel que vai além de apenas conectar computadores na rede corporativa. A partir desse pensamento, imagine que você seja o administrador de redes em uma empresa. Essa empresa acabou de passar por reformas e precisa que parte de sua rede de computadores seja refeita. Qual é o seu papel nesse contexto?
Com isso, você deve elaborar um plano de redes que conecte as novas estações ao servidor recém-instalado. Esse servidor conta com um patch panel de 24 portas para as conexões, sendo que, quanto menos portas se utilizar, mais fácil é a manutenção.
Em seu plano deve constar as seguintes informações:
A- Descrever quais e quantos equipamentos constam em cada setor/sala.
B- A quantidade de cabos que saem diretamente do servidor e não passam por nenhum replicador de sinal.
C- A metragem total do cabo que sai diretamente do servidor até chegar ao relógio ponto.
OBS: A planta baixa representa o que se espera ter em cada setor/sala, no que diz respeito a quantidade de estações.
Restrições:
- Não é permitido passar os cabos pelo teto ou pelo chão (cruzando as salas), para este fim utilize as paredes.
- Não é permitido passar os cabos nas áreas marcadas com X.
- Cada cabo tem uma autonomia de 100m, após essa distância deve-se utilizar um replicador de sinal.
- Na sala de reuniões 2, deve-se ter, ao menos, dois ponto de conexão via cabo e também sinal de rede sem fio
DICA 1:
Para compreender melhor o papel do Administrador de redes, sobre as restrições e como realizar o seu mapa, assista o vídeo que o professor gravou e disponibilizou no
Planta do prédio
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
nicolle5189
1Para Martins e Rocha (2010), este ramo da contabilidade vem crescendo ao longo dos anos e aumentando sua relevância em função de diversos fatores, tais como: a) globalização econômica; b) acirramento competitivo; c) avanços da tecnologia de informação; d) estabilidade econômica e queda da inflação; e) abertura de mercados entre países e blocos econômicos; e f) aumento da distância entre administradores e proprietários.
Assinale a alternativa abaixo que apresente corretamente a relação com o conceito acima.
R:b)A Contabilidade de Custo é ramo da Contabilidade que classifica, registra, aloca, organiza e relata custos correntes e futuros.
2-2)Para Marion (2009), do ponto de vista contábil, são todos os sacrifícios financeiros para aquisição de bens ou serviços com pagamento no ato (desembolso) ou pagamento futuro (criação de dívida). É um conceito amplo, o qual pode representar a compra de um imobilizado, a aquisição de matéria-prima etc. Pode ser identificado quando a empresa assume o controle sobre determinado recurso, pelo qual ela espera-se a obtenção de benefícios futuros.
Assinale a alternativa abaixo que apresente corretamente a relação com o conceito acima.
R:e)Gastos.
3)Na contabilidade é de suma importância ter um controle efetivo sobre os itens em estoques, tanto para auxiliar o departamento produtivo como também para evitar práticas evasivas no patrimônio da empresa, principalmente ao que se aplica aos seus estoques. O inventario pode ser realizado de duas formas diferente.
Assinale abaixo a alternativa que contemplas estes dois modelos de inventários.
resposta:c)Inventário Permanente e Inventário Periódico
4)Em uma eventual aquisição de Matéria Prima em uma empresa tributada pelo Regime não cumulatividade e Lucro Real, considerando a aquisição de 10.000kg de determinada matéria prima a qual totalizou o montante de R$ 22.349,22. Sabendo-se que as alíquotas de incidências foram de: IPI 10,00%, ICMS 12,00%, PIS 1,65% e COFINS 7,60%.Assinale a alternativa que representa o valor do IPI a recuperar.
resposta:a)R$ 2.234,92
5)
Na contabilidade o plano de Contas Contábil é uma ferramenta fundamental para a atuação do profissional da contabilidade. O plano de contas é um instrumento contábil, o qual reflete a conduta a ser observada nos registros das operações e fatos contábeis, em que constam os títulos das contas de origem e destino dos lançamentos (SCHIER, 2012). Deve ser elaborado de acordo com a atividade exercida pela empresa, ou seja, cada ramo de atividade terá características especificas.
Assinale a alternativa que contemple apenas contas especificas da atividade industrial.
resposta:e)IPI a recuperar, Estoques de produtos em processo, Custos dos produtos vendidos.