O processo de engenharia de requisitos tem como finalidade definir o que o sistema deverá fazer, quais as

suas necessidades e identificar possíveis restrições para que o software possa ser desenvolvido (SOMMERVILLE, 2007, adaptado) [1]. Este processo não deve ser negligenciado, uma vez que se os requisitos do software não forem corretamente definidos e validados, o sistema correrá um risco real de não atender as necessidades do seu usuário acarretando modificações no escopo do software, aumento no custo do desenvolvimento ou até mesmo o cancelamento do desenvolvimento do sistema. Durante este processo, o responsável pela definição dos requisitos do sistema deverá realizar uma análise de todos os requisitos identificados para que os mesmos possam ser classificados, sendo que um requisito pode ser definido como funcional ou não funcional. [1] SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software: 8ª ed., São Paulo, Pearson, 2007.

A listagem a seguir apresenta uma relação de requisitos para um projeto hipotético de desenvolvimento de um sistema para o controle de licenças de software.

I. O sistema deve possuir um cadastro de softwares adquiridos que armazene informações sobre o número de licenças contratadas para este software.

II. O sistema deve poder ser executado a partir de um browser instalado no computador do usuário final.

III. O sistema deve permitir a consulta de usuários e quais licenças estão sendo usadas por ele.

IV. O sistema deve armazenar de maneira criptografada informações classificadas como sendo sensíveis. Analisando os requisitos apresentados, devem ser considerados requisitos funcionais o que se apresenta apenas em:

Escolha uma opção:
a. I e III
b. III e IV
c. II e III
d. I e II
e. II e IV

RESPONDER

Julliagatinhappank está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.