O termo Big Data surgiu em meados dos anos 2000 e, a grosso modo, significa megadados ou dados em massa.

Muitas empresas não compreendem como obter vantagem competitiva com o devido uso dos dados. As empresas precisam compreender como trabalhar os dados e extrair informações valiosas. As primeiras tecnologias de Big Data foram criadas por empresas líderes da web, já que foram as primeiras a terem a necessidade de processarem grande volume de dados em tempo real. MOURA, A. de. C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: Unicesumar, 2021.

A tecnologia Big Data é caracterizada por três aspectos principais conhecidos como 3 V’s. Com base no livro da disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses aspectos.

1 Resposta

  • Gustastrada

    Na verdade não é simplesmente o volume de dados que define o Big Data, o conceito é calcado em um pilar de 3 itens, algumas pessoas falam em 4, mas vamos aos 3 principais: VOLUME, VELOCIDADE e VARIEDADE

    Explicação:

    Volume – Volume dos Dados:

    Passamos a falar muito rápido de Gigabytes para Terabytes e agora estamos falando de Petabytes e outros volumes que não vou saber colocar aqui de cabeça para vocês. Hoje são contabilizados em média 12 Terabytes de Tweets diariamente, em 2012 foram gerados cerca de 2.834 Exabytes (que são milhões de Gigabytes) a previsão é que em 2020 se gerem anualmente 40.026 Exabytes de informações.

    Velocity – Velocidade:

    Hoje para alguns negócios, 1 minuto pode ser muito tempo, detecção de fraudes, liberações de pagamentos, análises de dados médicos ou qualquer outra informação sensível a tempo. A maior parte dos projetos de DW/BI (Data Warehouse e Business Intelligence) ainda tem latência em D-1, ou seja, carregamos o dia anterior. Ainda acreditamos que essa solução se aplique a muitos negócios, porém, para algumas análises, quanto mais próximo do tempo real, maior pode ser o incremento de negócio.

    Variety – Variedade:

    Big Data também poderia ser considerado como Any Data (qualquer dado), hoje temos capacidade de capturar e analisar dados estruturados e não estruturados, texto, sensores, navegação Web, áudio, vídeo, arquivos de logs, catracas, centrais de ar condicionado, entre outros.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.