Os conceitos de processos e comunicação entre processos guiam o desenvolvimento de sistemas comunicantes,
entre eles, os sistemas distribuídos. Além disso, considere a citação a seguir: A passagem de mensagens entre um par de processos pode ser suportada por duas operações de comunicação de mensagem: send e receive, definidas em termos de destinos e de mensagens. Para que um processo se comunique com outro, um deles envia (send) uma mensagem (uma sequência de bytes) para um destino e o outro processo, no destino, recebe (receive) a mensagem. Essa atividade envolve a comunicação de dados do processo remetente para o processo destino e pode implicar na sincronização dos dois processos (COULOURIS, 2013, p. 147).A questão tem por objetivo avaliar a capacidade do estudante de entender os conceitos de processos e comunicação entre processos.
Considerando o que foi exposto, responda: qual a utilidade de um processo em um sistema distribuído? Onde o processo está localizado: no lado do cliente, no lado do servidor ou ambos? Justifique suas respostas e dê exemplos de, pelo menos, 3 processos que executa no seu computador.
Fonte: COULOURIS, G. Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. São Paulo, Bookman, 2013. [Recurso eletrônico].
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
castrofiori
Explicação:Pode se dizer que a utilidade que se destaca em um sistema distribuído é na qual os componentes de hardware ou software, localizados em computadores interligados em rede, comunicam-se e coordenam suas ações apenas enviando mensagens entre si. Essa definição simples abrange toda a gama de sistemas nos quais computadores interligados em rede podem ser distribuídos de maneira útil. Tendo como principal característica a necessidade de compartilhamento de recursos entre elementos de uma rede.
O compartilhamento de recursos é um bom motivo para os SD (sistema distríbuído ). Recursos podem ser compartilhados por diferentes servidores e consumidos por clientes. Serviços podem ser compartilhados através da internet, sendo encapsulados em objetos que podem ser acessados por outros objetos ou por aplicações cliente.
Como se vê, os sistemas distribuídos abrangem muitos dos desenvolvimentos tecnológicos mais significativos atualmente e, portanto, um entendimento da tecnologia subjacente é absolutamente fundamental para o conhecimento da computação moderna. A figura também dá um vislumbre inicial da ampla variedade de aplicações em uso hoje, desde sistemas de localização relativa, conforme os encontrados, por exemplo, em um carro ou em um avião, até sistemas de escala global envolvendo milhões de nós; desde serviços voltados para dados até tarefas que exigem uso intenso do processador; desde sistemas construídos a partir de sensores muito pequenos e relativamente primitivos até aqueles que incorporam elementos computacionais poderosos; desde sistemas embarcados até os que suportam uma sofisticada experiência interativa do usuário e assim por diante.
Com o crescimento da tecnologia e o maior acesso à internet também vem crescendo demasiadamente o uso de jogos online , e-comerce, mais principalmente pesquisas na web. vêm sendo os principais paramentros de modelos de sistemas distribuídos onde servidores cada vez mais potentes diminuem distâncias e trazem produtos de diversos segmentos para dentro de nossas casas.