Periféricos são os itens usados junto ao computador, que não fazem parte do seu conjunto. Alguns exemplos

de periféricos são: monitor, mouse e teclado. A transmissão entre computador e periféricos é feita de duas formas.

1 Resposta

  • Kauany

    Existem basicamente duas formas básicas de se realizar transmissão e recepção de dados entre os periféricos, CPU e MP, que pode ser serial ou paralela.

    Explicação:

    Na transmissão serial, o periférico é conectado ao dispositivo controlador (veremos posteriormente) ou interface de E/S por uma única linha de transmissão de dados. Nesse tipo de transmissão, a informação é transmitida/recebida bit a bit e, por não haver necessidade de controle e gerenciamento como o paralelo, é de fácil controle e implementação. Por essa facilidade, o uso deste tipo de transmissão, bem como tecnologias disponíveis, têm crescido consideravelmente. Por exemplo, a porta USB (Universal SERIAL Bus, ou barramento SATA - SERIAL ATA), são tecnologias padronizadas no uso de equipamentos.

    Na transmissão em paralelo, um grupo de bits é transmitido de cada vez, cada um sendo enviado por uma linha separada de transmissão.

    A informação é transmitida/recebida em grupos de bits de cada vez, simultaneamente. Por ser feita dessa forma, os sinais de cada linha de barramento precisam chegar simultaneamente. Sendo assim, é difícil de controlar, pois os mecanismos de verificação desse “paralelismo” têm de custo elevado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.