1 - Identifique e copie as frases do texto que representam as imagens acima. a) 53% da população

é negra *
b) Analfabetismo *
c) Ensino Superior *
d) Financeiro *
e) Acesso à internet *
f) 75% da população carcerária no Brasil *
g) cor da pele *

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, mas todo o mês comemorativo é conhecido como
Novembro negro. Leia o texto para responder às perguntas.
Desigualdade racial no Brasil.
Não sabemos se você é negro ou branco, mas o que podemos dizer é que, se você mora no Brasil, isso define a sua vida. A população negra representa mais da metade da população brasileira. Em teoria, significa que os indicadores sociais devem ser proporcionais à população negra e branca. No entanto, na prática, isso está longe de acontecer. A educação é um bom exemplo disso. A chance de um negro ser analfabeto é cinco vezes maior que o de uma pessoa branca. Adicione os outros extremos: apenas um em cada quatro negros tem educação universitária. A deficiência deste em aumenta quando pensamos fora da sala de aula. 70% das pessoas que vivem em extrema pobreza em nosso país são negras.
Pessoas com pele mais clara, aliás, representam 80% dos brasileiros mais ricos. Isso é refletido diretamente falta de qualidade de vida. Enquanto 70% dos brancos possuem uma máquina de lavar em casa, mais da metade das famílias chefiadas por uma pessoa negra não tem o aparelho. O mesmo vale para a internet. Mais de 50% dos negros não têm nenhum tipo de acesso à rede. Este valor desproporcional também aparece em questões ainda mais essenciais para a vida humana. Quase 40% dos negros que vivem em áreas urbanas não têm esgoto encanado. 70% das pessoas que dependem do sistema público de saúde são negras.
A cor da sua pele também determina o seu tempo de vida. Nos últimos 10 anos, os assassinatos de mulheres brancas caíram, enquanto as mortes de mulheres negras só aumentaram. E a morte não é apenas feminina. Adicionando os gêneros, a cada 12 minutos, uma pessoa negra é assassinada no Brasil. Eles também são os que mais morrem em operações policiais e ocupam a maior parte da população carcerária brasileira. Pode ser dificil para a comunidade negra mudar isso, tendo em vista que eles estão pouco representados no Judiciário ou poderes legislativos do governo, muito menos no sistema executivo.
Essa lacuna social não é nova. Historicamente, o Brasil está desatualizado na representação racial. Fomos o ultimo país do ocidente a proibir a escravidão. O Brasil é um país racista. E quem está dizendo isso, não é este texto, é a Nações Unidas(ONU). E esse problema envolve não apenas nossas esferas políticas, mas também nosso cotidiano. Depende de nós para debater o assunto e denunciar o preconceito, afinal, uma vida não pode ser definida apenas por um conjunto de falas.

RESPONDER

Kamilyreis está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.